Papelito convoca voluntários para mutirão de limpeza na Praia do Leme

O planeta pede socorro! Poluição do ar, dos rios e dos oceanos, desmatamento, extinção de espécies, caos climático e degradação do solo, são alguns dos fatores que contribuem para a destruição do meio ambiente e faz com que se torne urgente a realização de ações para ajudar a preservar e a recuperar mar, terra e ar. Dentro desse contexto, algumas empresas promovem ações em prol do meio ambiente. A Papelito, marca de papéis para enrolar e acessórios, é um exemplo disso. Desde 2012 promove iniciativas sustentáveis durante todo o ano. E pelo quarto ano consecutivo realiza o “Fevereiro Verde”, um mês inteiro dedicado à conscientização ambiental.

Com mais de 26 mil árvores reflorestadas e 296 toneladas de material reciclado, sendo uma das únicas empresas no setor a ser considerada carbono zero no mundo, a Papelito promove mutirões de limpeza e plantio de mudas em várias cidades do país. A ação, que acontece dentro do mês de fevereiro, se chama Dia V: um dia de mobilização e conscientização ambiental. Esse ano, a ação acontecerá no dia 24 e contará com a presença de voluntários em 12 cidades brasileiras de forma simultânea.

Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM); Recife (PE); Salvador (BA); Florianópolis (SC); Belo Horizonte (MG); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Curitiba (PR); São Paulo e Ilhabela (SP); e Ilha do Mel (PR) receberão a ação para plantio de mudas e limpeza de praias, lagos, parques e até do fundo do mar. Além disso, como parte do plano de conscientização da preservação do meio ambiente, a Papelito promoverá ações de distribuição gratuita de bituqueiras descartáveis e sementes.

“Já promovemos mutirões de plantio de mudas e de limpeza em praias, mangues e cachoeiras, ações de distribuição de bituqueiras e sementes, além da divulgação de conhecimentos sobre sustentabilidade na prática através de workshops online e conteúdos nas redes sociais. Somos conhecidos por nossas iniciativas sustentáveis e elas estão presentes em tudo o que realizamos. Desde a criação dos nossos produtos, onde buscamos soluções e materiais que causem o mínimo de impacto no meio ambiente, até no cotidiano da empresa, onde além da separação de resíduos, também utilizamos energia renovável”, afirma Chrystian Sarkis, CEO e fundador da Papelito.

O objetivo do Dia V é convocar tanto o público final quanto os parceiros da marca para o fazerem parte da ação como voluntários. Além dos parceiros comerciais, que vão desde distribuidores e atacadistas, até diferentes tipos de pontos de venda, a empresa conta ainda com a parceria de influenciadores, ONGs e Institutos como a Limpa Brasil, que atuará em 10 cidades (Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Brasília, Curitiba, Manaus, Recife, Belo Horizonte e Salvador), a Sea Shepherds, que será responsável pela limpeza no fundo do mar com mergulhadores, em Ilhabela, no litoral paulista e a Ecolocal que ficará à frente do mutirão na Ilha do Mel, no Paraná.

Para participar do Dia V, basta se inscrever pelo Sympla, no link correspondente a sua cidade:

– Fortaleza – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–fortaleza—ce__2320894
– Rio de Janeiro – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–rio-de-janeiro__2320887
– Florianópolis- https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–florianopolis—sc__2320882
– São Paulo – https://www.sympla.com.br/mutiroes-de-limpeza-e-plantio–sao-paulo__2320924
– Brasília – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–brasilia—df__2320923
– Curitiba – https://www.sympla.com.br/mutiroes-de-limpeza-e-plantio-curitiba—pr__2320920
– Manaus – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–manaus—am__2320919
– Recife – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–recife—pe__2320917
– Belo Horizonte – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–belo-horizonte—mg__2320914
– Ilhabela – https://www.sympla.com.br/evento/mutirao-de-limpeza-ilhabela-sp/2320910
– Salvador – https://www.sympla.com.br/mutirao-de-limpeza–salvador—ba__2320907
– Ilha do Mel – https://www.sympla.com.br/mutiroes-de-limpeza-e-plantio–ilha-do-mel—pr__2320899

Ações durante todo ano

A sustentabilidade faz parte do dia a dia da Papelito (a sede, que fica em Brasília, faz separação de lixo e usa energia solar), da elaboração dos produtos e dos planos pro futuro, todos os papéis (embalagem e fumo) tem selo FSC (madeira reflorestamento), além de única no segmento com carbono zero. Em fevereiro é quando a Papelito envolve mais pessoas nessa missão, mobilizando o público e os parceiros. Para esse mês, ações de distribuição gratuita de bituqueiras descartáveis e sementes acontecerão em blocos de Carnaval e em diversos pontos de venda parceiros. Além disso, também serão inaugurados pontos de coleta de bitucas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Essas bituqueiras serão periodicamente recolhidas pela Poiato, uma empresa parceira que vai transformar as bitucas recolhidas em papel reciclado.

Plantio de mudas e árvores

Um dos principais projetos em prol do meio ambiente que a marca promove, é o plantio de 100 mil árvores, que está sendo realizado pela Papelito na Amazônia.

“Essa é uma meta ousada que será cumprida até 2027. Até o momento, já plantamos mais de 26 mil árvores. Além disso, costumo dizer que a sustentabilidade está presente o ano todo no dia a dia da empresa, na elaboração dos produtos, nos planos para o futuro e em tudo que fazemos. Mas, em fevereiro é quando a gente traz conteúdos de sustentabilidade para inspirar mais pessoas, divulgar conhecimento e trazer também o convite para o público em geral colocar a mão na massa junto com a gente”, finaliza Chrystian Sarkis, CEO e fundador da Papelito.

Assessoria de imprensa
Ágata Cunha

Deixe um comentário