Inmet alerta para ‘grande perigo’ no litoral de SP e RJ

Em diversos pontos do Brasil, esta sexta-feira será de chuvas intensas, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia. O panorama deve se manter até a semana que vem, conforme mostra a previsão do MetSul Meteorologia. Até às 10h desta sexta-feira, o Inmet alerta para ‘grande perigo’ no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como fica o tempo no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro, o dia começa encoberto com chuva forte a muito forte na madrugada. Na parte da tarde e da noite, o tempo será nublado com chuva isolada. A temperatura máxima ficará em 28°C e a mínima, em 22°C.

Qual a previsão do tempo para São Paulo?

Já em São Paulo, a temperatura máxima ser de 23°C e a mínima de 16°C. A capital terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.

Como agir em casos de chuva?

Veja as instruções do Inmet para alertas de grande perigo:

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
Observe alteração nas encostas;
Permaneça em local abrigado;
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em diversos pontos do Brasil, o Inmet emitiu alertas laranjas, de perigo. O aviso indica chuvas intensas, com ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O primeiro alerta, que engloba a região central e o litoral do Nordeste, vai até às 10h do sábado. Já o segundo alerta, que atinge o litoral Sul e Sudeste do país, termina às 10h da sexta-feira.

Em Salvador, mesmo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a sexta-feira terá temperatura máxima de 31°C e mínima de 25°C. Palmas deve seguir este padrão, com máxima de 30°C e mínima de 24°C.

Em Curitiba, as temperaturas devem baixar. As mínimas podem chegar a 14°C, com máxima de 22°C. As chuvas devem começar na parte da tarde.

Estados do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste serão afetada por chuvas intensas até às 10h desta sexta-feira, segundo o Inmet. O alerta amarelo, que indica perigo potencial, prevê chuva até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis, o dia o dia pode ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperatura podem chegar a 28°C, 26°C e e 25°C, respectivamente.

Como fica o tempo no Brasil para o resto da semana?

  • Região Norte: a semana pode ser de pancadas de chuvas em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. Nestas áreas, as chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre, Amazonas e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já em Roraima, o Inmet prevê pouca chuva.
  • Região Nordeste: o instituto prevê fortes chuvas ao longo da semana, principalmente na Bahia e no Piauí, que podem esperar raios, rajadas de ventos e trovoadas. Partes do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe também podem passar por chuvas. Segundo O Inmet, a previsão está associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do canal de umidade.
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Devem ser afetadas áreas no norte do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo.
  • Região Sul: Áreas do leste do Paraná e Santa Catarina podem ter pancadas de chuva. No interior, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Deixe um comentário