Quitéria Chagas é rainha e além da beleza e de sambar muito, a majestade da bateria do Império Serrano merece todas honrarias possíveis. Na noite desta quarta-feira, 19 de junho, ela recebeu a maior honraria do estado do Rio de Janeiro. Quitéria foi contemplada pela medalha Tiradentes.
A atriz e psicóloga foi agraciada com a homenagem, concedida oficialmente e publicada no Diário Oficial em 2010, sendo a primeira mulher do Carnaval a receber a medalha.
Essa é a mais altas condecoração concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Destinada a reconhecer os que prestam serviços relevantes à causa pública, a medalha simboliza o impacto significativo do trabalho de Quitéria, tanto no samba quanto em outras esferas sociais.
Quitéria é muito especial, dona de um dos sorriso mais contemplantes do carnaval, a rainha da bateria da escola da Serrinha, chama atenção também pela sua simpatia esplendor! Mereces o melhor Quit!!!
“Eu estou sem palavras por receber uma honraria como essa. A Medalha Tiradentes é a condecoração de maior valor no âmbito público no Estado do Rio de Janeiro. Receber essa medalha no dia do meu retorno ao Império Serrano, resgatando a minha vida aqui no Brasil, é um momento indescritível de gratidão”, declarou.
Nos últimos desfiles da agremiação da serrinha, Quitéria desfilou como rainha da escola. Acolhida pela agremiação desde os preparativos para a reedição de “Aquarela Brasileira”, em 2004, Quitéria sempre foi considerada a prata da casa. Seu retorno ao posto máximo à frente dos ritmistas da Sinfônica do Samba é visto como um resgate e um renascimento, tanto para ela quanto para a escola.