Vencedor do Oscar de melhor documentário, ’20 Dias em Mariupol’, segue em cartaz no Brasil

“20 Dias em Mariupol”, que venceu no último domingo o Oscar 2024 de melhor documentário em longa-metragem, continua disponível em cinemas do Brasil, com distribuição da Synapse Distribution. O circuito de exibição do filme compreende salas nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Poços de Caldas (MG) e Curitiba.

Dirigido por Mstyslav Chernov, “20 Dias em Mariupol” também foi premiado nas edições deste ano do Festival de Sundance, do Critics’ Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards. O filme acompanha jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Sem saída, a equipe registra desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade. No Rotten Tomatoes, o longa tem 100% de aprovação. Assista ao trailer legendado aqui e acesse fotos neste link.

O público brasileiro ainda pode conferir nos cinemas outro filme indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano: “As 4 Filhas de Olfa”, de Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu Sua Pele”). Também com distribuição da Synapse, o longa pode ser visto em Fortaleza, Salvador, Poços de Caldas (MG), Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracajú e São Paulo.

Vencedor do Olho de Ouro em Cannes, do francês Prêmio César e do Spirit Awards (o Oscar independente), “As 4 Filhas de Olfa” convida o público a conhecer a vida de uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e, para contar sua história, a diretora escalou atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. O longa tem 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Assista ao trailer legendado neste link e acesse os materiais do filme aqui.

Ficha técnica – “20 Dias em Mariupol”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. Guerra da Ucrânia: uma equipe de jornalistas fica presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa. Eles lutarão para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito.

Ficha técnica

Diretor: Mstyslav Chernov
Roteiro: Mstyslav Chernov
Produção: Mstyslav Chernov, Michelle Mizner, Raney Aronson-Rath e Derl McCrudden
Produção de campo: Vasilisa Stepanenko
Direção de Fotografia: Mstyslav Chernov
Edição: Michelle Mizner

Ficha técnica – “As 4 Filhas de Olfa”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Elenco

Olfa Hamrouni
Eya Chikhaoui
Tayssir Chikhaoui
Hend Sabri como Olfa
Nour Karoui como Rahma Chikhaoui
Ichraq Matar como Ghofrane Chikhaoui

Ficha técnica

Diretora: Kaouther Ben Hania
Roteiro: Kaouther Ben Hania
Produção: Nadim Cheikhrouha, Habib Attia, Thanassis Karathanos e Martin Hampel
Som: Amal Attia, Manuel Laval, Henry Uhl e Maxim Romasevich
Trilha sonora: Amine Bouhafa
Direção de Fotografia: Farouk Laaridh
Edição: Jean-Christophe Hym, Qutaiba Barhamji e Kaouther Ben Hania

Deixe um comentário