Rockets vencem os Lakers e seguem na briga dos playoffs

Foto: Mark J. Terrill/AP Photo

Jabari Smith Jr. marcou 22 pontos, Tari Eason adicionou 18 e o Houston Rockets evitou a eliminação dos playoffs pela segunda partida consecutiva com uma vitória por 99 a 93 sobre o Lakers no Jogo 5, na noite de quarta-feira, reduzindo a vantagem de Los Angeles na série da primeira rodada para 3 a 2.

Alperen Sengun teve 14 pontos, nove rebotes e oito assistências para o Rockets, quinto colocado na Conferência Leste, que levou a série de volta para Houston para o Jogo 6 na noite de sexta-feira com uma atuação aguerrida para superar o retorno de Austin Reaves ao Lakers.

Houston venceu duas partidas seguidas mesmo sem seu cestinha, Kevin Durant, que perdeu quatro dos cinco jogos da série devido a lesões.

Nenhuma equipe jamais se recuperou de uma desvantagem de 0-3 para vencer uma série de playoffs da NBA, mas o Rockets está na metade do caminho. Apenas quatro das 159 equipes que começaram uma série perdendo por 3 a 0 conseguiram forçar um Jogo 7.

LeBron James marcou 17 dos seus 25 pontos no segundo tempo e deu sete assistências, mas o Los Angeles Lakers perdeu a segunda partida consecutiva após roubar o Jogo 3 com uma virada improvável nos segundos finais do tempo regulamentar.

As equipes de James nunca desperdiçaram uma vantagem de 2 a 0 em uma série em toda a sua carreira de 23 anos na NBA.

Reaves fez 22 pontos e deu seis assistências em seu retorno após nove jogos de ausência por lesão, mas o time cometeu 15 turnovers, a maioria deles desastrosos, em sua pior atuação na série e apenas a segunda derrota em 16 jogos em casa desde fevereiro.

Deandre Ayton fez 18 pontos e pegou 17 rebotes pelo Los Angeles Lakers, que ainda está sem Luka Doncic. O cestinha da NBA não parece estar perto de retornar de uma lesão na coxa.

Uma lesão muscular nos músculos oblíquos afastou Reaves das quadras desde 2 de abril, mas ele marcou 11 pontos e deu seis assistências no primeiro tempo do Jogo 5. Mesmo assim, os Rockets mantiveram a vantagem até o segundo tempo, chegando a liderar por 87 a 74 com 5:55 para o fim.

Los Angeles reagiu com uma sequência de 11 a 1 no final do jogo e diminuiu a diferença para 88 a 85 com uma bandeja de James, mas Reed Sheppard acertou um arremesso de média distância antes de roubar a bola de James e enterrar com 2:20 para o fim.

A enterrada de Ayton após rebote ofensivo fez o placar chegar a 96 a 93 depois que James e Reaves erraram arremessos de três pontos livres. Thompson converteu um de dois lances livres, e James errou feio outra tentativa de três pontos, permitindo que Houston garantisse a vitória.

Os Rockets tiveram um aproveitamento particularmente ruim nos arremessos durante as duas primeiras derrotas da série em Los Angeles, mas reencontraram seu jogo coletivo e agora apresentam um ataque equilibrado na ausência de Durant. O Houston tem jogado com a confiança exemplificada na terça-feira por Smith, que afirmou que os Rockets eram “obviamente o melhor time”, apesar da desvantagem de 3 a 1 na série.

A resiliência dos Rockets também é uma boa notícia para o Oklahoma City Thunder, cabeça de chave número 1, que está descansando e aguardando o vencedor da série após varrer o Phoenix.