Favela 3D: Zup Innovation e Gerando Falcões desenvolvem App para trazer Dignidade, Desenvolvimento e Digitalização

Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Zup Innovation – empresa de tecnologia desenvolvedora de softwares –, está criando as ferramentas digitais essenciais para a execução e escalabilidade do app Decolagem para viabilizar o acompanhamento das famílias nas favelas atendidas pelo projeto, com objetivo de implementar o aplicativo Favela 3D, projeto da Gerando Falcões que visa trazer Dignidade, Desenvolvimento e Digitalização para as favelas.

A parceria na construção dessas ferramentas, iniciada em fevereiro de 2023, tem o objetivo de facilitar o diagnóstico das famílias atendidas e gerar indicadores para acompanhamento da evolução e tomada de decisão mais assertiva. Além disso, o desenvolvimento do aplicativo pela Zup vai possibilitar a escalabilidade de  todo o processo.

Dados levantados pela ONG indicam que entre 2010 e 2019 o número de favelas cresceu 108% no Brasil, atingindo 13.151 pessoas que nelas residem. Hoje são 5 milhões de domicílios em favelas e 14 milhões de moradores, sendo 89% localizadas em regiões metropolitanas. Com o projeto a Zup possibilita que a Gerando Falcões facilite a coleta dos dados das famílias atendidas e assim possa acelerar o acesso à moradia digna, saúde, empregabilidade, direito à educação, cultura e autonomia para as famílias.

“Temos uma parceria de alguns anos com a Gerando Falcões, pois na Zup sempre entendemos e exercitamos a nossa responsabilidade social por meio da tecnologia, nosso core business”, comenta Ana Paula Camargo, head de Social Products da Zup.

Além do app Decolagem, que será usado pelos agentes comunitários da ONG, a Zup também está desenvolvendo o Command Center, um conjunto de painéis de controle para gestão dos indicadores coletados e analisados via app, e elaboração de relatórios executivos,  trazendo visibilidade para os avanços e desafios. Tanto o app Decolagem quanto o Command Center serão entregues no primeiro semestre de 2024.

Em conjunto, as duas ferramentas digitais vão acompanhar em tempo real os avanços das famílias nas favelas atendidas pela Gerando Falcões, e isso vai criar indicadores para ajustes mais rápidos e assertivos das ações, relatórios para o poder público e visibilidade para o impacto gerado por esse programa.

“A Zup sempre esteve próxima das iniciativas da Gerando Falcões com apoios específicos. Dessa vez, estamos com uma parceria mais sistematizada. Temos uma preocupação genuína de impacto social real e, por isso, estamos à disposição para formar um time local de apoio e para entrar em ação caso seja necessário, garantindo a sustentabilidade das soluções em campo também”, afirma Ana Paula Camargo.

Sobre a Zup

A Zup é uma empresa de tecnologia, criada em 2011 em Uberlândia (MG), que desenvolve produtos para que companhias de diversos setores tenham sistemas seguros e escaláveis, que impulsionam o crescimento do negócio.

Após anos de experiência em consultoria high tech, a Zup criou um produto único que visa a aceleração de entregas de desenvolvimento, com mais eficiência, qualidade e segurança e contempla três frentes: Enterprise Developer Platform, para padronização e organização do desenvolvimento de aplicações, Cloud Services, para abstração do processamento em nuvem com recomendações de resiliência e custo e Gen AI, para facilitação de criação de aplicações e códigos com excelência.

Desde 2019, a Zup faz parte do grupo Itaú Unibanco, contando com mais de 50 clientes em diferentes áreas. Em 2022, iniciou seu processo de internacionalização pelo mercado dos Estados Unidos, no mesmo ano que apresentou receita bruta de 1.1b de reais. Mais de 2 mil funcionários, espalhados por 400 cidades do Brasil e 10 países ao redor do mundo, atuam em sintonia para realizar a transformação digital de diferentes negócios.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.

Sobre o Favela 3D 

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla:  moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer.

Deixe um comentário