Confira o caminho da Seleção Brasileira na Copa América 2024

O Brasil já sabe qual caminho terá de percorrer para buscar o seu 10º título da Copa América em 2024. A próxima edição do torneio será disputada nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 julho, com 16 seleções das Américas do Sul, Central e do Norte.

O chaveamento foi definido por sorteio na última quinta-feira, mas o Brasil ainda não sabe quem enfrentará na estreia. O adversário sairá do duelo entre Costa Rica e Honduras, que acontece em março de 2024.

São quatro grupos com quatro seleções cada. As duas melhores avançam para o mata-mata. Quartas, semis, final e disputa de terceiro lugar são jogados em partida única.

Um eventual clássico entre Brasil e Argentina – atual campeã do torneio – só poderá acontecer na final, independentemente se as seleções se classificarem no primeiro ou no segundo lugar da chave.

Se avançar às quartas, a seleção brasileira enfrentará um oponente do Grupo C, que conta com Estados Unidos, Bolívia, Panamá e Uruguai.

Costa Rica ou Honduras

Na estreia, o Brasil terá a seleção, em tese, mais fácil da chave.

A Costa Rica ocupa o 52º lugar do ranking de seleções da Fifa e vem de três derrotas seguidas: duas para o Panamá, nas quartas de final da Liga das Nações da Concacaf, e uma em amistoso contra Emirados Árabes Unidos.

O desempenho ruim fez a seleção mudar o comando. No mês passado, foi anunciada a contratação do argentino Gustavo Alfaro, que levou o Equador à última Copa do Mundo.

A última vez que a Seleção enfrentou a Costa Rica foi na segunda rodada da Copa do Mundo de 2018, quando o Brasil venceu por 2 a 0.

Já Honduras está ainda mais abaixo no ranking de seleções da Fifa, ocupando a 76ª posição.

Nas quartas de final da Liga das Nações da Concacaf, os hondurenhos surpreenderam ao vencer o México por 2 a 0 no duelo de ida, mas perderam pelo mesmo placar na partida de volta e foram eliminados nos pênaltis.

O treinador de Honduras é Reinaldo Rueda, que comandou o Flamengo em 2017. O colombiano está em sua segunda passagem pela seleção – na primeira, conseguiu classificação para a Copa do Mundo de 2010.

Paraguai

A Albirroja não vive grande momento. Após início ruim nas Eliminatórias, Guillermo Barros Schelotto foi demitido do cargo de técnico, dando lugar a Daniel Garnero.

Com apenas uma vitória em seis rodadas, o Paraguai ocupa a sétima colocação do torneio qualificatório para o Mundial de 2016. No ranking da Fifa, está no 53º lugar.

O atacante Miguel Almirón, que defende o Newcastle, da Inglaterra, é uma das referências técnicas da seleção. Já o capitão é o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras.

Na história, as seleções já se enfrentaram 82 vezes, com 49 vitórias brasileiras, 22 empates e 11 triunfos paraguaios.

Colômbia

Este tem tudo para ser o adversário mais difícil do Brasil na primeira fase. A Colômbia ocupa o 15º lugar do ranking da Fifa e o terceiro das Eliminatórias.

As seleções se enfrentaram no mês passado, em Barranquilla, e os colombianos levaram a melhor: 2 a 1, na primeira vitória sobre o Brasil em Eliminatórias.

Contratado no meio do ano passado, o técnico Néstor Lorenzo segue invicto após 14 partidas, com nove vitórias e cinco empates.

Mesmo em meio a um processo de renovação, os colombianos não abrem mão de algumas de suas referências, como o camisa 10 James Rodríguez, que está com 32 anos. Carrascal, Luís Diaz e Borré são alguns dos destaques ofensivos.

Datas e estádios

O Brasil vai jogar na costa Oeste dos Estados Unidos durante a primeira fase do torneio.

  • 21/06 Brasil x Costa Rica/Honduras, no SoFI Stadium, Inglewood

SoFi Stadium é famoso por telão gigante — Foto: Reprodução
SoFi Stadium é famoso por telão gigante — Foto: Reprodução
  • 28/06 Brasil x Paraguai Allegiant Stadium, Las Vegas

 

Allegiant Stadium, em Las Vegas, pertence aos Raiders da NFL — Foto: Christian Petersen/Getty Images
Allegiant Stadium, em Las Vegas, pertence aos Raiders da NFL — Foto: Christian Petersen/Getty Images
  • 02/07 Brasil x Colômbia Levi’s Stadium, Santa Clara

Levi's Stadium é casa do San Francisco 49ers, da NFL — Foto: Ezra Shaw / Getty Images
Levi’s Stadium é casa do San Francisco 49ers, da NFL — Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Fonte ge

Deixe um comentário