Torcida do Flamengo no Maracanã
O número de sócios-torcedores do Flamengo caiu nos últimos cinco meses, e o clube perdeu duas posições no ranking de times com mais sócios nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro saiu de 5º para 7º lugar na lista.
O levantamento do Espião Estatístico do ge leva em consideração os sócios adimplentes de cada clube. No dia 1º de julho, o Flamengo contabilizava 80 mil associados, número que caiu para 77,5 mil em 13 de dezembro.
Clubes com mais sócios adimplentes:
- Palmeiras: 197.327
- Atlético-MG: 113.169
- Inter: 107.265
- Grêmio: 98.153
- Cruzeiro: 81.004
- Botafogo: 80.977
- Flamengo: 77.577
- Bahia: 75.000
- Vasco: 62.153
- São Paulo: 57.106
*Levantamento do Espião Estatístico em 13 de dezembro
O número total de sócios do Flamengo supera 300 mil, mas apenas 25% deste montante está com o plano ativo. Melhorar o programa, reativar os contratos e aumentar o número de associados será um dos desafios do novo presidente rubro-negro. Bap tomará posse na quarta-feira, mas só assumirá a gestão do clube a partir do dia 1º de janeiro.
O presidente eleito foi um dos responsáveis pelo programa de sócios no início da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, quando atuava como vice-presidente de marketing do Flamengo. Na época ele ficou marcado por defender a política de ingressos mais caros como forma de incentivar a associação dos rubro-negros.
Um programa de associação tem três indicadores muito importantes sob a ótica financeira: quantidade de sócios, ticket médio e taxa de inadimplência. Isso porque não adianta um clube ter muitos associados, caso as mensalidades não estejam em dia ou um ticket muito baixo que não gere receita suficiente.
– A gente percebe que o Flamengo continua com um número abaixo do que poderia, muito em função do ticket médio, que é um ticket mais alto. O Flamengo tem um preço mais alto pro torcedor. Então, acaba não tendo uma quantidade expressiva de sócios – avaliou Rodrigo Capelo, especialista em finanças do futebol.
A queda no ranking de sócios não condiz com a posição do Flamengo na lista de maiores torcidas do Brasil. A última pesquisa Datafolha apontou o Rubro-Negro na liderança, com 19% da preferência dos torcedores do país. Em segundo lugar, o Corinthians registrou 14%.
Pessoas ligadas à nova diretoria acreditam que há margem para melhorar a posição do Flamengo na lista e também a arrecadação, já que o programa de sócios é uma importante fonte de recursos para o clube. Isso ajudaria em outro desafio, que é aumentar as receitas rubro-negras.
Um novo programa deverá ser desenhado nos próximos anos ainda em função do novo estádio do Flamengo. O clube adquiriu o terreno do Gasômetro, e a missão de Bap é colocar o projeto em prática e levantar recursos para a obra, inicialmente orçada em R$ 2 bilhões e com conclusão prevista para novembro de 2029.
Fonte ge