UFRJ e MinC prorrogam inscrições para Redes de Formação em Cultura Digital

A última edição do projeto aconteceu em Brasília, em agosto


Estão prorrogadas até 29 de setembro (domingo), as inscrições para a ação Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Rio. Serão selecionados 30 projetos sediados no estado do Rio de Janeiro para participarem de encontros presenciais e remotos, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes em Cultura Digital.

As iniciativas escolhidas receberão R$ 1 mil para realizarem suas ações. O recurso para a ação de formação é oriundo do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli).

A edição Labic Rio faz parte do projeto Labic Brasil, iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a Mídia Ninja.

O objetivo é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate à desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia.

Iniciativas ligadas a temas como diversidade, formação, sustentabilidade, ações culturais, livro e leitura, culturas indígenas, meio-ambiente e usos da inteligência artificial para o bem comum também podem se inscrever na chamada. Além do estado fluminense, Brasília (DF) já recebeu edição do evento este ano.

Mentores confirmados

Entre os mentores do programa, estão confirmados o sociólogo, pesquisador da UFRJ e do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, Michel Gherman; a historiadora e ex-secretária de Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro, Wania Sant’Anna; o ambientalista e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos MinC; a pesquisadora e assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Leticia Cesarino; e a pesquisadora de Comunicação da UFRJ e coordenadora do projeto, Ivana Bentes.

Também participam como mentores Joana Varon, pesquisadora e diretora executiva da Coding Rights; Letícia Gabriella, fundadora do Impacta Perifa e diretora de projetos especiais da CUFA e Ana Paula Brandão, diretora da ActionAid Brasil.

Quem pode e como se inscrever?

Podem se inscrever projetos, ações, redes, coletivos e organizações de impacto social, ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos. Serão aceitas propostas de projetos de todo o estado do Rio de Janeiro. Não é necessário que os proponentes tenham formação ou titulação acadêmica.

Acesse aqui a lista com todos os eixos temáticos e o formulário de inscrição

Curso de extensão

Para grupos interessados em participar de forma remota, as atividades serão oferecidas como curso de extensão universitária, com direito a certificado. Para isso, as pessoas participantes deverão assistir às mentorias, cumprir 75% da carga horária e produzir uma resenha sobre o conteúdo ao final do curso.

As inscrições estão neste link.

Serviço:
Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Rio / Curso de extensão universitária
Inscrições: até 29 de setembro, pelo formulário
Resultado da seleção: 4 de outubro
Quando? 8 de outubro (encontro online) e 10 a 13 de outubro (encontros presenciais)
Local: Flamengo, Rio de Janeiro.
Transmissão: os encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.
Dúvidas e Informações: labic.eco.ufrj.br

Agência Guindaste

Deixe um comentário