Universidade de Columbia e Prefeitura do Rio estudam adoção de ferramenta inovadora de previsão climática de alta precisão

A Prefeitura do Rio recebeu a pesquisadora e doutora da Universidade de Columbia Suzana J. Camargo, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de mudanças climáticas, no Centro de Operações Rio (COR), nesta segunda-feira, 05/08, em reunião com corpo técnico de resiliência climática da Prefeitura do Rio.

A pesquisadora trouxe à cidade a possibilidade da implementação de ferramenta de análise de dados, atualmente em fase de desenvolvimento, que permitirá aos técnicos prever com antecedência os locais e momentos exatos de maior concentração de chuva, especificamente em cada bairro. A ferramenta equipará a cidade com um novo modelo matemático capaz de prever e possibilitar a antecipação de ações necessárias para a mitigação dos impactos das chuvas com mais precisão.

A vinda da pesquisadora e o intercâmbio de conhecimento são frutos da parceria entre a cidade do Rio e a Universidade de Columbia, sediada em Nova York, por meio do Columbia Global Center Rio e do Climate Hub Rio – seu centro de estudos dedicado ao clima localizado na cidade. A cientista é especialista em ciclones tropicais (furacões e tufões) e na relação entre ciclones tropicais e clima em várias escalas de tempo.

Parceria entre Columbia e cidade do Rio. Reunião aconteceu no Centro de Operações Rio (COR)

Como parte desta colaboração, a Dra. Camargo veio ao Brasil acompanhada por mais dois cientistas da Universidade de Columbia, pela pesquisadora e professora da UFRJ., Ana Nunes, sendo recebidos pelo chefe-executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior. Além do Centro de Operações Rio, ela visitará duas universidades brasileiras envolvidas neste projeto: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP).

Dra. Suzana J. Camargo é Professora Pesquisadora no Observatório da Terra da Universidade de Columbia, onde atua desde 1999. Ela começou sua carreira no Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade (IRI) antes de se tornar parte da Divisão de Física do Oceano e Clima do Observatório da Terra em 2007. A sua principal especialidade é em ciclones tropicais (furacões e tufões), focando na relação entre ciclones tropicais e clima em diversas escalas de tempo.

Pesquisadoras da universidade de Columbia visitam Centro de Operações Rio (COR)

Em 2018, ela ingressou como membro associado do Instituto da Terra da Universidade de Columbia. A Dra. Camargo também é professora adjunta no Departamento de Ciências da Terra e Ambientais e palestrante no programa de Ciências da Sustentabilidade na Escola de Estudos Profissionais.

Com mais de 150 artigos publicados em revistas científicas revisadas por pares, o trabalho da Dra. Camargo é amplamente citado na área de mudanças climáticas. Desde o final de 2017, ela é editora do Geophysical Research Letters e, desde 2016, editora associada do Journal of Climate. A Dra. Camargo também participa de diversos comitês nacionais e internacionais em ciência climática e ciclones.

LUPA COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário