A Prefeitura do Rio recebeu a pesquisadora e doutora da Universidade de Columbia Suzana J. Camargo, uma das maiores autoridades do mundo no estudo de mudanças climáticas, no Centro de Operações Rio (COR), nesta segunda-feira, 05/08, em reunião com corpo técnico de resiliência climática da Prefeitura do Rio.
A pesquisadora trouxe à cidade a possibilidade da implementação de ferramenta de análise de dados, atualmente em fase de desenvolvimento, que permitirá aos técnicos prever com antecedência os locais e momentos exatos de maior concentração de chuva, especificamente em cada bairro. A ferramenta equipará a cidade com um novo modelo matemático capaz de prever e possibilitar a antecipação de ações necessárias para a mitigação dos impactos das chuvas com mais precisão.
A vinda da pesquisadora e o intercâmbio de conhecimento são frutos da parceria entre a cidade do Rio e a Universidade de Columbia, sediada em Nova York, por meio do Columbia Global Center Rio e do Climate Hub Rio – seu centro de estudos dedicado ao clima localizado na cidade. A cientista é especialista em ciclones tropicais (furacões e tufões) e na relação entre ciclones tropicais e clima em várias escalas de tempo.
Como parte desta colaboração, a Dra. Camargo veio ao Brasil acompanhada por mais dois cientistas da Universidade de Columbia, pela pesquisadora e professora da UFRJ., Ana Nunes, sendo recebidos pelo chefe-executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior. Além do Centro de Operações Rio, ela visitará duas universidades brasileiras envolvidas neste projeto: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP).
Dra. Suzana J. Camargo é Professora Pesquisadora no Observatório da Terra da Universidade de Columbia, onde atua desde 1999. Ela começou sua carreira no Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade (IRI) antes de se tornar parte da Divisão de Física do Oceano e Clima do Observatório da Terra em 2007. A sua principal especialidade é em ciclones tropicais (furacões e tufões), focando na relação entre ciclones tropicais e clima em diversas escalas de tempo.
Em 2018, ela ingressou como membro associado do Instituto da Terra da Universidade de Columbia. A Dra. Camargo também é professora adjunta no Departamento de Ciências da Terra e Ambientais e palestrante no programa de Ciências da Sustentabilidade na Escola de Estudos Profissionais.
Com mais de 150 artigos publicados em revistas científicas revisadas por pares, o trabalho da Dra. Camargo é amplamente citado na área de mudanças climáticas. Desde o final de 2017, ela é editora do Geophysical Research Letters e, desde 2016, editora associada do Journal of Climate. A Dra. Camargo também participa de diversos comitês nacionais e internacionais em ciência climática e ciclones.
LUPA COMUNICAÇÃO