Um incêndio atingiu a vegetação no conjunto Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, gerando uma densa nuvem de fumaça que pode ser vista de Copacabana e Ipanema na tarde desta quarta-feira (7). Acionados para uma ocorrência próximo à Rua Saint-Roman, os bombeiros estão no local. O fogo se alastra rapidamente e já se aproxima das casas, bem como da Rua Barata Ribeiro. O trânsito nos arredores chegou a ser totalmente bloqueado e, no momento, está parcialmente fechado.
O fogo começou por volta das 13h. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o incêndio visto de diferentes ângulos, incluindo a praia. De acordo com o presidente da associação de moradores de Copacabana, Horácio Magalhães, uma das imagens revela pedras caindo da encosta numa área que dá para a Rua Barata Ribeiro.
— Acima do túnel que existe ali (Sá Freire Alvim) está o Santuário de Nossa Senhora das Graças — diz Magalhães. — O local afetado é de difícil acesso, o que tem dificultado o trabalho dos bombeiros e dos agentes da prefeitura, que estão empenhados em controlar as chamas e garantir a segurança da comunidade. As equipes continuam no local, monitorando a situação e trabalhando para conter o incêndio e prevenir novos riscos.
Até o momento, não há informações sobre feridos ou sobre a causa do incêndio. Segundo a assessoria do subprefeito da Zona Sul, Breno Rubião, que acompanha a situação, o fogo está se alastrando rapidamente, e começa a se aproximar das casas e da Rua Barata Ribeiro. A Defesa Civil foi acionada.
O incêndio assustou moradores e pedestres que passavam pela região. Segundo a estudante Lívia Oliveira, de 26 anos, o Túnel Sá Freire Alvim ficou bastante enfumaçado devido ao incêndio:
— Eu estava passando na Raul Pompéia e senti um cheiro muito forte de incêndio. A rua estava toda enfumaçada, inclusive o próprio túnel. As pessoas que passavam ficaram preocupadas porque algumas nem sabiam direito de onde vinha o fogo.
No X, usuários também lamentaram o ocorrido. “Espero que esse fogo não atinja nenhuma casa”, escreveu uma internauta. “O cheiro está chegando até na General Osório, então imagina lá em cima”, publicou outra. “Copacabana não tem um dia de paz”, lamentou uma terceira.
Fonte Jornal O Globo