Vereadores concedem a Madonna o título de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro

Madonna

Os vereadores cariocas concederam a Madonna o título de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro. O projeto de decreto legislativo, proposto por Cesar Maia e Carlo Caiado, ambos do PSD, foi aprovado em 2ª discussão na sessão da última quinta-feira (25), pouco mais de 1 semana antes do aguardado show do sábado que vem (4).

A comenda é entregue a pessoas que não nasceram na cidade, mas que em algum momento de suas vidas desempenharam atividades que contribuíram de forma significativa para o município.

Resta saber se a diva abrirá espaço na agenda para receber a honraria — no caso, um diploma. Não é necessário ir ao Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, para virar Cidadã Honorária. A comenda pode ser entregue em qualquer lugar, mesmo no Copacabana Palace, onde Madonna ficará hospedada, ou no camarim, antes do espetáculo.

Por que Madonna virou Carioca Honorária?

Na justificativa do projeto, Cesar e Caiado disseram que “Madonna Louise Veronica Ciccone, frequentemente referida como a ‘Rainha do Pop’, é a artista feminina mais bem-sucedida de todos os tempos, segundo o Livro dos Recordes”.

“Madonna é conhecida por sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra, ultrapassando os limites da expressão artística na música comercial e permanecendo completamente no comando de todos os aspectos de sua carreira”, descreveram.

“Suas obras, que incorporam temas sociais, políticos, sexuais e religiosos, geraram aclamação e controvérsia da crítica e do público”, prosseguiram. Os vereadores afirmaram que a diva “é frequentemente citada como uma influência para outros artistas na concepção e produção de suas artes”.

Os autores também destacaram álbuns de sucesso e participação em filmes. “Além disso, Madonna é conhecida por se ativismo e filantropia, apoiando diversas causas sociais ao longo de sua carreira. Seu impacto transcende a música e o entretenimento, influenciando também questões sociais e políticas ao redor do mundo”, emendaram.

“Sua vinda ao Brasil não apenas atrai e impacta diretamente no crescimento econômico, cultural e turístico para nossa cidade, mas também oferece uma oportunidade única de celebrar uma das maiores artistas de todos os tempos”.

Foto: Flávio Marroso/CMRJ

Roger Waters foi à Câmara

Outro que veio ao Rio para cantar e foi homenageado pela Câmara dos Vereadores foi Roger Waters, um dos fundadores da banda Pink Floyd. Ele recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria da Casa, na véspera de seu show, em outubro de 2023.

O requerimento foi da vereadora Monica Benicio (PSOL), que o justificou pelo reconhecimento do ativismo do artista nos direitos humanos, contra regimes ditatoriais e em defesa do povo palestino.

Fonte g1

Deixe um comentário