Unidos da Cova da Onça é campeão do Carnaval Temporão de Uruguaiana

A escola de samba Unidos da Cova da Onça conquistou o carnaval fora de época de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A apuração ocorreu na tarde deste domingo (3).

O título é o 18º obtido pela agremiação, que apresentou o enredo “Uma onça arretada no Nordeste”, sobre a força do povo nordestino. A escola levou 1,2 mil componentes em 24 alas, três carros alegóricos e dois tripés.

Uruguaiana realiza o maior carnaval do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil. Para esta edição, eram esperadas mais de 40 mil pessoas nas arquibancadas. O evento atraiu turistas da Argentina e do Uruguai, além de personalidades do carnaval carioca, que marcaram presença nas quadras e na avenida.

Foto: Jairo de Souza

“Sem dúvida, é o terceiro maior carnaval [do Brasil] e o primeiro [maior] carnaval fora de época do Brasil. Sou muito feliz de fazer parte deste carnaval”, diz Sidclei Santos, mestre-sala do Salgueiro, do Rio de Janeiro, que desfilou pela campeã, Cova da Onça.

Os desfiles começaram na noite de quinta-feira (29). Cada uma das sete escolas deveria desfilar duas vezes. No entanto, a chuva provocou a suspensão dos desfiles na virada de sábado (2) para domingo (3). Com isso, apenas um desfile de cada escola foi considerado na avaliação das notas.

Neste ano, a Apoteose do Samba falou dos 20 anos da própria escola. A madrugada foi o enredo do Bambas da Alegria. Os Rouxinóis revelaram os mistérios da noite.

A Deu Chucha na Zebra celebrou os tambores, enquanto Jorge D’Ogunhê foi homenageado pela Imperadores do Sol. O enredo da Ilha do Marduque foi sobre a formação dos desfiles de carnaval.

Foto: Elias Pizarro

Astros da Sapucaí

A tradição e a repercussão do carnaval de Uruguaiana atraem até figuras consagradas da Marquês de Sapucaí.

Zé Paulo Sierra, intérprete do samba do caju, sucesso com a Mocidade Independente de Padre Miguel, participou de ensaios da escola Ilha do Marduque. A agremiação teve, como intérprete oficial, Igor Sorriso, campeão do carnaval de São Paulo com a Mocidade Alegre e novo cantor do Salgueiro, do Rio, a partir de 2025.

Ao longo da história, o carnaval de Uruguaiana já recebeu nomes como Viviane Araújo, Valéria Valenssa, Ângela Bismarchi, Nana Gouvêia, Wantuir, Neguinho da Beija-Flor, Dominguinhos do Estácio e Wander Pires.

Deixe um comentário