Beyoncé se torna a primeira mulher negra a chegar ao topo das paradas country nos EUA

A cantora Beyoncé se tornou, nesta semana, a primeira mulher negra a liderar o Hot Country Songs, ranking da Billboard que mede a audiência do gênero nos Estados Unidos. A conquista veio por meio de “Texas Hold ‘Em”, lançada no dia 11 de fevereiro.

A faixa faz parte do próximo disco da artista, que será lançado no fim de março. É um country dançante, com o banjo como estrela principal.

A canção tem ainda a participação de Rhiannon Giddens, musicista americana de folk, conhecida por projetos que abrangem a história da música negra.

De acordo com a Billboard, “Texas Hold ‘Em” atraiu até o momento 19,2 milhões de plays em serviços de streaming, e 4,8 milhões em outros formatos.

Detalhes sobre o próximo disco de Beyoncé ainda não foram revelados. Mas, seguindo o mesmo raciocínio, o álbum deve desmentir o mito do country como única música popular “branca” dos Estados Unidos.

No vídeo em que a cantora anuncia a obra, há referências a “Paris, Texas”, filme de 1984 dirigido por Wim Wenders, e às estações de rádio AM que propagaram o country pelos EUA nos anos 50.

Visualmente, a cantora também incorporou elementos da estética faroeste: na cerimônia do Grammy 2024, neste mês, ela apareceu usando um chapéu Stetson, um dos mais fortes símbolos do‎ Velho Oeste americano.

A exaltação de Beyoncé às raízes negras do country surge logo após um ano em que músicas do gênero, lançadas por artistas brancos acusados de racismo, dominaram as paradas americanas.

Fonte g1

Deixe um comentário