TE Connectivity inicia sua primeira turma do Formare fora do Brasil

A TE Connectivity, líder mundial no fornecimento de tecnologia industrial, sempre foi referência em responsabilidade e compromisso social, por meio de auxílio prestado nas comunidades em que está inserida. Com foco na educação, tecnologia e desenvolvimento da nova geração, a empresa iniciou recentemente a primeira turma do programa de qualificação Formare TE fora do Brasil. O país escolhido foi o México, onde a organização está presente em Hermosillo, Empalme, Tijuana e Ciudad Juarez. O curso é realizado em Hermosillo, capital do estado de Sonora, e ajudará jovens de baixa renda da região a conseguirem espaço no mercado de trabalho.

Unidade da TE Connectivity

Com isso, a TE Connectivity se consagra como a primeira empresa parceira, além da Iochpe-Maxion, a ter uma unidade licenciada no México. O time de coordenação Formare TE 2023, da TE Connectivity Brasil, atuou diretamente no desenvolvimento e capacitação da equipe de coordenação do Formare TE Hermosillo, responsável pela condução do programa na unidade mexicana, e têm oferecido todo o suporte necessário na interface com a Fundação Iochpe, idealizadora do Formare, e a Universidad Tecnológica de Chihuahua (UTCH), responsável pela certificação dos alunos.

Desde 2017, a TE Connectivity Brasil já contribuiu, por meio do programa, com a formação profissional de 61 jovens brasileiros. Após a conclusão da turma de 2023, serão 73 jovens. Além disso, o Formare TE reteve nos últimos anos mais de 80% dos alunos para trabalhar em cargos administrativos e de produção da empresa. “Essa é uma iniciativa muito importante, que tem contribuído diretamente no Brasil com a melhoria da qualidade de vida e a sociedade como um todo. No México, a proposta é a mesma”, explica Oswaldo Cella, brasileiro e diretor de operações da planta da TE em Hermosillo. O profissional ressaltou, ainda, que a equipe da empresa no México “está muito honrada por ajudar a implementar a primeira turma do Formare TE fora da América do Sul e por ver um projeto planejado por mais de um ano tornando-se realidade. Até porque não existem fronteiras para educação. O Formare transforma vidas.”

Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe, destaca o apoio e comprometimento da TE na qualificação de jovens. “É muito bom quando trabalhamos com empresas parceiras dispostas a transformar a vida da comunidade por meio da educação. A TE Connectivity já faz isso muito bem aqui no Brasil, com o Formare no município de Bragança Paulista, e agora está levando toda a sua experiência e inovação para Hermosillo”, avalia.

O projeto saiu do papel em outubro de 2023, quando as aulas do Formare TE em Hermosillo foram iniciadas. Desde então, dez jovens mexicanos estão sendo preparados para o futuro com ensinamentos e orientações de mais de 50 colaboradores voluntários engajados. A conclusão dessa turma está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Expansão para o México

Em 2022, foi promovido o “Formare sem Fronteiras”, primeiro workshop realizado entre alunos do Formare TE Brasil e do Formare da fabricante de rodas Maxion Wheels, de Chihuahua, no México, com a proposta de trocar experiências, estimular a comunicação e abordar temas como mercado de trabalho, curiosidades culturais, entre outros. Após o sucesso do evento, iniciou-se um processo de estudos de oportunidade com o intuito de exportar o programa a outras plantas da TE e também de alcançar jovens em outros países. Para isso, foram feitos estudos de viabilidade, localidade e etapas de expansão.

A planta de Hermosillo foi escolhida para receber a primeira turma internacional do Formare TE por estar em uma região que possui grande vulnerabilidade socioeconômica. A implementação só foi possível graças ao apoio da diretoria da TE Brasil e da TE Hermosillo. Na unidade mexicana, que atende a mais de 80 clientes, são produzidos sistemas de conexão, sensores e cabos para transferência de dados e transmissões. Os principais clientes são as montadoras Ford e General Motors, as fabricantes de autopeças Yazaki e Aptiv, a empresa de máquinas, aparelhos e materiais elétricos Flextronics e a fabricante de assentos automotivos e sistemas elétricos Lear.

Sobre o Formare

O Formare é um programa educacional e de responsabilidade social idealizado pela Fundação Iochpe, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar profissionais e empresas na realização de ações de investimento social. No Brasil e no México, os cursos são certificados, respectivamente, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidad Tecnológica de Chihuahua (UTCH). O objetivo do programa é estimular jovens de baixa renda com idades entre 16 e 18 anos a se desenvolverem profissionalmente, oferecendo conhecimento prático, teórico e tecnológico, além de desenvolvimento pessoal. Isso é possível graças às trocas de experiências entre os estudantes e colaboradores da empresa que decide adotar o Formare.

O Formare TE é inteiramente conduzido, desde o processo de seleção até a conclusão da capacitação e a formatura do curso, por funcionários voluntários da empresa. A organização do projeto conta com uma coordenação composta por profissionais voluntários das mais diversas áreas, que são responsáveis por estruturar anualmente as ações e acompanhar alunos e educadores em seu desenvolvimento.

Sobre a TE Connectivity Ltd.
A TE Connectivity é líder global em tecnologia industrial, que cria um futuro mais seguro, sustentável, produtivo e conectado. Sua ampla gama de soluções de conectividade e sensores, comprovadas nos ambientes mais adversos, permitem avanços em transporte, aplicações industriais, tecnologia médica, energia, comunicações de dados e casa. Com mais de 85.000 profissionais, incluindo mais de 8.000 engenheiros, trabalhando ao lado de clientes em aproximadamente 140 países, a TE garante que TODA CONEXÃO CONTA. Saiba mais em www.te.com e no LinkedInFacebookWeChat e Twitter.

One thought on “TE Connectivity inicia sua primeira turma do Formare fora do Brasil

Deixe um comentário