Com debates sobre a obra do rapper Emicida, mas também, sobre cinema, artes plásticas e sobre saúde mental da população negra, será realizada, de 21 a 23 de novembro, a 3ª Semana da Consciência Negra do IBMR. O evento é gratuito e aberto a toda população.
O tema deste ano é “pretitude” – uma expressão que inspira várias reflexões sobre o dia 20 de novembro, que é feriado no Rio de Janeiro e em algumas cidades brasileiras. Esta data foi escolhida para ser o Dia da Consciência Negra. Ela é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, importante líder quilombola, que morreu em 20 de novembro de 1685.
O evento do IBMR acontece nas unidades Barra, Botafogo e Catete do Centro Universitário IBMR, que integra o Ecossistema Ânima. Ele é coordenado pela professora do Ânima Plurais IBMR, Anna Léa Silva Barreto.
“A data é um convite para a reflexão e o entendimento de todo contexto histórico que nos fez sermos como somos hoje em termos de sociedade. É um dia para se trazer à tona novamente e reverberar essa história, mas também, para exaltar as conquistas, pensar e articular o futuro”, argumenta a professora.
O Plurais é o programa de diversidade e inclusão do Ânima. Ele orquestra ações de letramento e sensibilização da diversidade racial, de gênero, geracional, LGBTQIA+ e outras questões, tanto para colaboradores quanto para os estudantes.
A semana reunirá as ações do Plurais e das agências de comunicação da graduação da unidade IBMR da Barra: Toca Audiovisual, Tribo – Comunicação e Cultura e Buraco da Fechadura, com apoio de outros professores do IBMR, que vão palestrar nos eventos.
Programação da 3ª Semana da Consciência Negra do IBMR
Inscrições: https://forms.office.com/r/1wY7fSAmLJ
21/11/2023 – Unidade Barra (Av. das Américas, 2603)
11h30 – Palestra: “O rompimento com os estereótipos racistas através das representações afetivas de AmarElo, do Emicida” – Prof. João Vitor. Mediação Profa. Luciana Mello
15h00 – Gravação do podcast “Vamos falar sobre isso? Saúde mental da população negra e racismo” – Profas. Luciana Mello, Adriana Soares e Anna Léa Silva. Apoio Prof. Emanoel Taboas e agências de comunicação.
19h00 – Palestra: “Do rabisco a forma: o que você sente? Perspectivas através do olhar de uma artista negra” – Profa. Bea Costa.
22/11/2023 – Unidade Botafogo (Praia de Botafogo, 158)
10h30 – Palestra: “Empoderamento negro: evidenciar potencialidades, despertar representatividade” – Profa. Evelyn Alves. Mediação Profa Anna Léa Silva
19h30 – Palestra: “O rompimento com os estereótipos racistas através das representações afetivas de AmarElo, do Emicida” – Prof. João Vitor.
23/11/2023 – Campus Catete (Rua Corrêa Dutra, 126)
14h00 – Cine Anatomia e Arte: “A vida imortal de Henrietta Lacks” – Acadêmica Luanda Santos e Profa. Anna Léa Silva.