Glocal Experience tem agenda cultural, palestras e debates para estimular conversas sobre o futuro sustentável

Cumprindo a promessa de ser realizada, com ciclos anuais, a Glocal Experience Rio chega a sua segunda edição entre os dias 22 e 25 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O evento vai debater os quatro cenários futuros para o estado do Rio de Janeiro e as estratégias para que sejam alcançados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados pela ONU para 2030.

Palestrantes do GLOCAL Experience

Durante o evento serão realizadas duas agendas: a Conferência, com a participação de especialistas brasileiros e internacionais, e as Atividades, com programação expositiva, cultural, de diálogos e exibição de filmes, possibilitando assim a participação ativa de todas as camadas da sociedade. Para participar da Glocal Rio basta acessar o site e se inscrever gratuitamente.

A programação completa está no site do evento. Abaixo alguns destaques:

PALCO GLOCAL

Dia 22/11 – quarta-feira

17h – Rio 455 Anos – Cariocas Apaixonados

Nelson Motta (Jornalista, compositor e produtor musical), Luiz Antônio Simas (Historiador), Marcelo D2 (Músico), Sandra Sá (Cantora e compositora)

Grandes ícones da música e da cultura do Rio de Janeiro trazem para esse painel a força da música popular, representada pelo samba, choro, bossa-nova e diversos outros ritmos imersos nesse caldeirão cultural que está intimamente ligado à vida social do povo, motivo de orgulho e construção da identidade do carioca. O Rio é conhecido mundialmente pela sua musicalidade, pano de fundo para as belezas naturais da “Cidade Maravilhosa”.

19h – Show com Sandra Sá

Dia 23/11 – quinta-feira

19h – Show com Lenine

Dia 24/11 – sexta-feira

11h – De Frente para a Amazônia

Dira Paes (Atriz), Jader Manaura (Rapper, ativista e produtor cultural), Odenilze Ramos (Ativista socioambiental), Vanda Witoto (Palestrante, educadora política e ativista ambiental)

O Brasil e o mundo não podem mais “ficar de costas” para a Amazônia. Convidamos diversas vozes da região para conversarem sobre a importância de darmos um basta no desmatamento, na manipulação ambiental e na exploração dos recursos naturais e respeitarmos os direitos das comunidades indígenas e ribeirinhas, que são as guardiãs da floresta mais importante do planeta.

19h – Show com Lamparina

Dia 25/11 – sábado

10h – A Receita para um Mundo Regenerativo

Bela Gil (Chef e apresentadora), Lenine (Cantor e compositor)

Acesso à comida para um mundo sem fome é um objetivo global fundamental que tem sido perseguido. Redução do desperdício de alimentos; melhoria da produção agrícola; combate à pobreza; programas de alimentação escolar; agricultura sustentável estão entre os pontos debatidos.

Orquidário Amazônico

O artista Jandr Reis, um importante nome do cenário das artes visuais contemporâneas do Norte do Brasil, traz para a Glocal Experience 18 obras de sua exposição Orquidário Amazônico, que esteve presente no Consulado-Geral do Brasil em Genebra, na Suíça, em 2016. No ano seguinte, em 2017, a exposição fez parte da programação do V Festival Internacional do Brasil em Gmünd, cidade das artes na Áustria.

Jandr Reis traz obras de pequenos e médios formatos desta exposição. Com acrílica sobre tela predominando as cores terrosas e nuances primaveris, as telas retratam as seivas, resinas, a putrefação da flora e a própria umidade da floresta.

Clique Para Download
Jandr Reis
Clique Para Download
Orquidário Amazônico
Clique Para Download
Orquidário Amazônico

Amazônia Viva

O filme em realidade virtual ”Amazônia Viva”, de Estevão Ciavatta, será exibido dentro do Espaço Amazônia. Com 10 minutos de duração, é uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360° para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazônia cada vez mais das pessoas. Em 2023, ganhou o prêmio de melhor filme de realidade virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.

Nosso desejo é que esse trabalho inspire colaborações entre grupos dos mais diversos setores, oriente caminhos e contribua para gerar e impulsionar ações transformadoras e um amplo engajamento da sociedade em direção aos futuros desejados para o estado fluminense“, avalia Rodrigo Baggio, Head da Glocal Experience.

Festival MNFST – Manifest Yourself

Dia 25/11, último dia da Glocal Experience 2023, a partir das 15h, será realizado o Festival MNFST – Manifest Yourself, que vai unir música, arte, tecnologia, natureza e sustentabilidade e terá participações de cantores como Criolo, que convida Tasha e Tracie, Baco Exu do Blues, Duda Beat, KVSH, Chimarruts, Leo Janeiro e algumas surpresas.

Essa é a única atração da Glocal Experience que não é gratuita. Os ingressos já estão à venda, custam a partir de R$ 90,00 e podem ser adquiridos no site Link.

Sobre a Glocal Experience

A Glocal Experience é uma plataforma de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja primeira edição aconteceu em julho de 2022, no Rio de Janeiro.

Em sua primeira edição, teve a presença de cerca de 40 mil pessoas, 170 palestrantes, mais de 250 horas de conteúdo, oficinas, workshops, shows e diversos outros tipos de ativações. Além da presença nos principais veículos de comunicação com ampla cobertura da mídia em geral. Com a presença de importantes lideranças indígenas, comunitárias, governamentais, empresariais e de movimentos sociais, nomes de projeção e influência nacional. Deu início ao processo de construção de cenários futuros para o estado do Rio de Janeiro.

Em 2023, além do Rio de Janeiro, a Glocal ampliou seu alcance desembarcando em um dos maiores símbolos mundiais da pauta socioambiental: a Amazônia. Um encontro inesquecível entre conteúdo, entretenimento, arte, cultura, líderes e população para retomar o protagonismo mundial da pauta socioambiental foi realizado em Manaus, entre os dias 25 e 28 de agosto.

O evento é um catalisador da união de diferentes setores e iniciativas na busca de soluções, reunindo pensadores, especialistas, representantes dos mais variados setores da sociedade para falar sobre o nosso futuro e nosso presente. Nossa premissa é o pensar global e agir local, incentivando pactos entre as diferentes camadas da sociedade para a implementação efetiva da Agenda.

A Glocal Experience 2023 tem patrocínio máster de Águas do Rio e Instituto Aegea, e apoio institucional da Deloitte e FGV. A realização é da Dream Factory.

GLOCAL Experience

Quando: de 22 a 25 de novembro

Onde: Marina da Glória

Deixe um comentário