Verstappen faz pole sprint, e Bortoleto é 14º no GP de Singapura

A primeira corrida sprint da história do GP de Singapura terá Max Verstappen na pole position. O holandês registrou 1m31s156 em sua melhor volta na classificação desta sexta-feira, valendo a vantagem para a prova curta de sábado – à frente de George Russell e Charles Leclerc. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará da 14ª colocação.

Foto: Mark Sutton – Formula 1/Getty Images

A corrida sprint do GP de Singapura será neste sábado às 6h da manhã (horário de Brasília). Já a classificação para a prova de domingo está prevista para as 10h.

Verstappen é o maior vencedor de corridas sprints da F1, com 13 conquistas. Esta ainda é a 11ª pole do tetracampeão neste formato. Vale destacar que, em grandes prêmios, o holandês nunca venceu ou largou da pole no Circuito de Marina Bay.

No entanto, o tetracampeão está na mira dos comissários da prova: ele está sob investigação por ter ultrapassado Lewis Hamilton, na pista, durante o período de bandeira amarela.

Resultado e grid de largada

  1. Max Verstappen (Red Bull) – 1m31s156
  2. George Russell (Mercedes) +0s120
  3. Charles Leclerc (Ferrari) +0s243
  4. Oscar Piastri (McLaren) +0s298
  5. Lando Norris (McLaren) +0s431
  6. Lewis Hamilton (Ferrari) +0s546
  7. Kimi Antonelli (Mercedes) +0s693
  8. Liam Lawson (Racing Bulls) +1s185
  9. Isack Hadjar (Red Bull) – sem tempo no Q3.
  10. Pierre Gasly (Alpine) – sem tempo no Q3.
  11. Franco Colapinto (Alpine) – Q2
  12. Nico Hulkenberg (Audi) – Q2
  13. Oliver Bearman (Haas) – Q2
  14. Gabriel Bortoleto (Audi) – Q2
  15. Fernando Alonso (Aston Martin) – Q2
  16. Esteban Ocon (Haas) – Q2
  17. Arvid Lindblad (Racing Bulls) – Q1
  18. Lance Stroll (Aston Martin) – Q1
  19. Alexander Albon (Williams) – Q1
  20. Sergio Pérez (Cadillac) – Q1
  21. Valtteri Bottas (Cadillac) – Q1
  22. Carlos Sainz (Williams) – Q1