Rio de Janeiro tem 5 universidades entre as mais empreendedoras do Brasil

Cinco universidades do Rio de Janeiro estão entre as mais bem avaliadas do país no Índice de Instituições de Ensino Superior Empreendedoras (IESE) 2025, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece em 30º lugar no ranking nacional, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 32º, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 34º, e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 37º. A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) também aparece no levantamento, na 57ª posição. No recorte regional, o Rio de Janeiro aparece em 3º lugar no desempenho do Sudeste, atrás de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Espírito Santo.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nesta edição, foram coletadas 34 mil respostas de estudantes de 92 universidades e 29 institutos federais de todas as regiões do país. Além do ranking geral, o estudo reúne análises por região, pesquisa de percepção discente e recortes por dimensão, como cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

“Mais do que mostrar posições, o IESE ajuda a tornar mais visível o impacto que a educação empreendedora pode gerar dentro e fora das instituições. Quando a gente olha para esses resultados, o que aparece não é só desempenho, mas a capacidade de formar jovens com repertório para transformar realidades, propor soluções e contribuir de forma concreta com o desenvolvimento do país”, diz Vithória Rodrigues, presidente executiva da Brasil Júnior.

Veja a classificação das universidades do Rio de Janeiro no estudo:

  • 30º Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • 32º Universidade Federal Fluminense
  • 34º Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • 37º Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • 57º Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

No desempenho dos institutos federais, o Rio de Janeiro também aparece no estudo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, que figura entre os resultados nacionais divulgados pela Brasil Júnior.

O estudo mostra como universidades e institutos federais se estruturam para estimular o empreendedorismo no ambiente acadêmico. Pela metodologia do IESE, a proposta é identificar pontos que precisam de atenção e indicar oportunidades de melhoria a partir de indicadores ligados ao ecossistema empreendedor universitário.

A Brasil Júnior conduz o relatório desde 2016. Divulgado a cada dois anos, o levantamento busca contribuir para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro.

Top 10 nacional

1º- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
2º- Universidade de São Paulo (USP)
3º- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4º- Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
5º- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
6º- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
7º- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
8º- Universidade Federal de Lavras (UFLA)
9º- Universidade do Vale do Taquari (Univates)
10º- Universidade de Brasília (UnB)