O fim de semana em Montmeló era de George Russell. Era, até aparecer Lewis Hamilton.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/B/6/Gi0gsvRXW1QocOOYArAA/115266530-winner-ferraris-british-driver-lewis-hamilton-c-second-placed-mercedes-british-driver-ge-1-.jpg)
O inglês, heptacampeão mundial de Fórmula 1, quebrou um jejum de quase dois anos na categoria e venceu o GP de Barcelona-Catalunha, a primeira prova longa pela Ferrari. Antes, ele já havia ficado em 1º na prova Sprint em Xangai, ainda em março de 2025.
Maior vencedor da F1, Hamilton não terminava no topo do pódio em um Grande Prêmio desde 28 de julho de 2024, em Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica.
O triunfo na Catalunha encerrou também um jejum da própria escuderia italiana, que não vencia na F1 desde outubro de 2024, ainda com Carlos Sainz no GP do México.
George Russell ficou em 2º no fim da prova, com Lando Norris, da McLaren, em 3º.
Líder do campeonato, Andrea Kimi Antonelli chegou a assumir a vice-liderança na 61º volta, mas viu sua Mercedes apagar em seguida, abandonando o GP.
A briga pela vitória neste domingo (14), inclusive, estava restrita às Mercedes até a volta 42, quando os comissários acionaram o Safety Car Virtual após um problema com a Aston Martin de Fernando Alonso.
Com Hamilton liderando a prova após Russell e Antonelli passarem pelos boxes, a Ferrari não titubeou e chamou o heptacampeão para o pit-stop.
A estratégia foi fundamental para que o inglês retornasse à pista em 1º lugar, tendo caminho livre para empilhar voltas rápidas e não dar chances aos adversários para voltar a vencer na categoria.
Max Verstappen ficou com o 4º lugar na prova, seguido por Oscar Piastri, Isack Hadjar, Pierre Gasly, Franco Colapinto, Liam Lawson e Arvid Lindblad.
Gabriel Bortoleto terminou em 12º.
Com o resultado na Catalunha, Hamilton põe fogo na briga pelo Mundial de Pilotos.
A 1ª posição segue com Kimi Antonelli, com 156 pontos, seguido por Hamilton, agora com 115. George Russel, também da Mercedes, é o 3º, com 106.
Com a vitória, a 105ª na categoria, o inglês superou ainda Michael Schumacher e se isolou como maior vencedor na Catalunha, com sete triunfos.
A Fórmula 1 retorna no fim de semana de 26 a 28 de junho para o GP da Áustria.


