Caos no Rio de Janeiro devido as chuvas

Um forte temporal atingiu a cidade do Rio de Janeiro no fim da tarde e começo da noite desta segunda-feira (9), e provocou um caos em diversas regiões. As chuvas torrenciais provocaram alagamentos generalizados, deslizamentos de terra, transtornos no transporte público e deixando ao menos duas pessoas feridas.

Rio de Janeiro de baixo d’água

De acordo com o Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro, as fortes chuvas fez com que a capital fluminense entrasse no Estágio 3 de atenção às 19h24, o que indica ocorrências que já impactam a rotina da população.

De acordo com o MetSul, serviço de metereologia, duas vítimas, sendo um homem e uma mulher, sofreram choque elétrico durante um alagamento na esquina da Rua Santa Clara com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois tiveram ferimentos moderados e foram encaminhados a um hospital da região.

A previsão é de que os temporais permaneçam. Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva permanecem atuando em todas as regiões do município do Rio, sendo mais intensos na Zona Norte e na região da Baía de Guanabara, ocasionando registros de chuva moderada a forte.

Previsão para os próximos dias

De acordo com previsão do Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro, órgão ligado à Prefeitura do Rio, na terça-feira (10), o tempo deve permanecer instável na cidade do Rio e a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva fraca a qualquer momento do dia, sendo moderada nos períodos da madrugada e tarde.

Já na quarta (11) e na quinta-feira (12) será ainda de tempo instável na cidade do Rio, com céu nublado e previsão de pancadas de chuva na tarde/noite. Na sexta-feira (13) a nebulosidade estará variada e não há previsão de chuva no Rio.

Alerta aos fluminenses

A prefeitura aconselha que neste estágio, as pessoas não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva e em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evitar estar próximo a árvores ou em áreas descampadas.

Também alertou para possíveis sinais de rachaduras na residência. Caso haja riscos, o cidadão deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 e evitar ficar na casa;

“Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo COR.Rio”, disse em nota.

Fonte iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *