Livro ensina as crianças sobre uso consciente do celular

Muitos pais se veem em situações delicadas durante a educação dos filhos. Um dos maiores desafios da geração atual é controlar o uso dos smartphones e até o próprio tempo à frente das telas. Por vezes, o pai ou a mão se culpabiliza por passar muitas horas longe de casa, e quando chega, quer agradar o filho e deixa que ele abuse do uso do eletrônico. Mas qual a medida certa para essa relação?

Em “Ah, se Graham Bell falasse!”, livro de fácil leitura para os pequenos da escritora Viviane Viana, temos a oportunidade de abordar o tema de uma forma lúdica e divertida com os pequenos. A autora, que é Mestre em Educação e buscou respostas em sua dissertação sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, trata nesse novo livro dos excessos no uso das telas, especialmente dos smartphones, de forma bem humorada.

Vale ressaltar que, no livro, o celular não exerce papel de vilão. O que se discute é a moderação no uso dessa tecnologia, tão essencial em dias atuais, mas que, já é sabido, o excesso traz problemas à saúde física, mental e até dependência para as pessoas. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que mais de 40% dos jovens brasileiros não conseguem ficar mais de um dia sem usar o celular.

Problemas de comunicação entre pais e filhos e até o sentimento de culpa por trabalhar demais são barreiras que precisam ser enfrentadas e vencidas. Abordar o tema de forma leve, como sugerir a leitura deste livro e também dar o exemplo, ficando menos com o celular na mão, são ótimas formas de se iniciar uma relação mais saudável com as telas.

O livro será lançado no dia 10 de março, Dia do Telefone, na Littera Livraria do Teresópolis Shopping (RJ). A data do evento foi escolhida a dedo, já que nesse mesmo dia, só que em 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho cuja invenção é atribuída ao cientista Alexander Graham Bell.

 

Sobre a atuora:

Viviane de Paula Viana é escritora e jornalista. Nasceu no Rio de Janeiro e morou em Brasília, Natal, São Paulo e em Madri.

É mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Arte & Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Foi coordenadora-geral e diretora da TV Escola.

Serviço:

Livro: Ah, se Graham Bell falasse!
Lançamento: Dia 10 de março, domingo, às 15h, na Littera Livraria do Teresópolis Shopping (R. Edmundo Bitencourt, 101, loja 215, Várzea)
Autora: Viviane Viana (@vivianeviana.oficial)
Editora: Franco
Páginas: 20
Adquira o livro em:https://amz.run/8otw

Deixe um comentário