Mocidade Independente de Padre Miguel leva para a avenida os personagens do livro infantil ‘Tempo de Caju’

“Pede caju que dou… Pé de caju que dá” é o título do samba-enredo da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel para o Carnaval do Rio de Janeiro deste ano. Com o objetivo de resgatar os carnavais mais leves que garantiram à agremiação os títulos das décadas de 1980 e 1990, a canção tem refrão inspirado nos personagens do livro infantil “Tempo de Cajú” (Maralto, 2010), da escritora cearense Socorro Acioli.

Provou Porã (provou!), fruta no pé

Se lambuzou, Tamandaré

O mel escorre, olho claro se assanha

Se a polpa é desse jeito, imagine a castanha

(refrão de Pede caju que dou… Pé de caju que dá)

No livro “Tempo de Cajú”, a aldeia onde o menino Porã vivia contava a idade de seus membros pelas castanhas de caju que cada um acumulava, uma por ano. A temporada da fruta, adorada e esperada por todos, também marcava a passagem do tempo. Quando o avô de Porã morreu, suas setenta castanhas foram passadas para o neto, juntamente com a responsabilidade de liderar sua aldeia quando alcançasse a vida adulta. Cumprindo seu destino e com os ensinamentos do avô no coração, Porã encontrou, nas castanhas, os caminhos, nem sempre pacíficos, para cuidar de seu povo.

O enredo sobre o caju, de minha autoria ao lado do carnavalesco Marcus Ferreira, busca exaltar o fruto por meio de várias conexões: movimentos artísticos, música, pintura, ciência, aspectos de rotina e, obviamente, história – explica Fábio Fabato, enredista da Mocidade. Como todo enredo precisa de um recorte, já que há limitação de elementos no desfile (pouca quantidade de carros alegóricos e fantasias, em razão de regulamento), decidimos sintetizar lições, lendas e toda a sabedoria dos povos originários de diferentes troncos a partir de “Tempo de caju”. Afinal, Porã e Tamandaré – com o perfume à moda Câmara Cascudo – entregam à narrativa uma compreensão completa de elementos próprios à relação entre indígenas e nossa delícia nativa. E tudo isso na esteira de um texto delicioso que desperta pessoas de todas as idades.

“Tempo de Cajú” também compõe a temática de um setor da escola que trata da relação entre “povos originários e o caju” – Porã e Tamandaré. O livro faz parte do Programa de Formação Leitora Maralto, uma iniciativa direcionada para escolas de todo o país.

A Mocidade Independente de Padre Miguel desfila na próxima segunda-feira, 12/02, a partir das 22h.

Tempo de Caju

Editora: Maralto Edições

Autora; Socorro Acioli

Pág.: 23

Preço: R$ 28,90

Vendas:  https://loja.editorapositivo.com.br/literatura-tempo-de-caju-200103417

Ouça o CarnaLully a partir dessa sexta-feira, ao vivo na Lully FM!

Deixe um comentário