Parte de Copacabana fica mais de 12 horas sem luz neste domingo

Pelo menos 15 mil residências de Copacabana ficaram sem energia elétrica a partir das 8 horas da manhã deste domingo. Segundo a Light, o problema foi provocado por furto de cabos da rede subterrânea da companhia. Isso provocou sobrecarga no sistema, principalmente em dois pontos, nas ruas Rua Santa Clara e Figueiredo Magalhães. As conexões com a internet também foram prejudicadas e os sinais de trânsito deixaram de funcionar.

Moradores de um condomínio da Rua Santa Clara afirmaram que transformadores do prédio explodiram por volta das 8 horas. Depois disso, agentes dos bombeiros isolaram o edifício e técnicos da Light atuaram no local.

A Light informou, inicialmente, que os reparos seriam concluídos até as 15h. Depois, em um novo informe, adiou para as 20h30, “devido à complexidade dos reparos”. O restabelecimento na energia deveria ser normalizado, segundo a empresa, na sequência. “Por se tratar se uma rede subterrânea, os defeitos não são aparentes e a empresa precisa realizar diversos testes para corrigir as falhas”, afirma a nota.

O prédio em questão ainda permanecerá sem energia porque o furto provocou curto-circuito e a queima de um transformador, que precisará ser substituído. ”A Light está avaliando a viabilidade técnica de instalar um gerador para atender o condomínio”, informou a empresa, por nota.

No início da tarde, moradores do bairro reclamavam da situação. Uma delas era a servidora pública Valmirene Rodrigues, de 51 anos:

— Não tem luz nem tem internet. Minha filha vai fazer uma prova hoje, eu tinha que acessar alguns dados, mas não consegui. Vou receber minha irmã, e não consegui avisá-la sobre o problema — reclama.

A praia esteve lotada, mas bares e restaurantes da volta, entre Santa Clara e a rua Siqueira Campos, onde estava o tal transformador, estiveram fechados, afinal, sem luz não se enxerga e pior, não se gela nem água, nem refrigerante, quem dirá cerveja.

Ao entardecer moradores já se preocupavam, afinal, técnicos da Light, empresa que administra a luz no estado do Rio, diziam que não havia hora prevista para o retorno da energia nesta região do bairro.

Por volta das 20hs com gritos e muito alívio a luz voltou, segundo a empresa de abastecimento, o problema foi resolvido e a Princesinha do mar voltou a brilhar novamente! Viva a energia elétrica, viva a sua economia, pois sem ela, não vivemos nos dias de hoje, mas que foi uma experiência um tanto sinistra foi!

Informações Jornal O Globo e da nossa redação

Deixe um comentário