O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho de grande perigo para acumulados intensos de chuva que devem atingir áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo entre esta sexta-feira (6) e o domingo (8).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/P/Z/ltItkMQFW337dFyWJRVA/inmet.png)
O alerta começou às 12h desta sexta e é válido até as 23h59 de domingo.
Segundo o instituto, a previsão indica chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, volumes considerados muito elevados e capazes de provocar transtornos significativos.
O aviso vermelho é o grau mais alto na escala do Inmet. Veja:
- 🟡 Amarelo: perigo potencial
- 🟠 Laranja: perigo
- 🔴 Vermelho: grande perigo
O alerta abrange áreas do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e da Zona da Mata, além do Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, regiões Metropolitana, Norte e Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas e áreas do Centro Fluminense.
Ao todo, 160 municípios estão sob o alerta, incluindo Rio de Janeiro, Cabo Frio e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Taubaté, em São Paulo, além de cidades do litoral sul fluminense e do litoral norte paulista, como Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba e Caraguatatuba.
Segundo o Inmet, o cenário favorece a ocorrência de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em cidades com áreas vulneráveis.
➡️ ENTENDA: O aviso de acumulado de chuva é emitido quando os modelos meteorológicos indicam volumes elevados persistentes, capazes de saturar o solo e elevar rapidamente o nível de rios e canais.
Nessas condições, mesmo pancadas que não sejam extremas isoladamente podem provocar impactos ao longo de várias horas ou dias.
Segundo a Climatempo, a chuva deve continuar frequente e volumosa nessas áreas sob aviso ao longo do fim de semana.
Os meteorologistas explicam que esse padrão está associado à atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o transporte contínuo de umidade e favorece a formação de nuvens carregadas por vários dias seguidos.
➡️A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
Nesse cenário, a chuva pode ocorrer mais de uma vez ao longo do dia, por vezes acompanhada de rajadas de vento mais intensas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/g/M/2CMXfcQ96egxo670OcBw/pro-bra-p05-048.png)
Fonte g1
