Folia de Reis encerra o Natal na Praça da Liberdade

Para encerrar a programação do Natal da Praça da Liberdade, o dia 6 de janeiro contará com cortejo de Maurício Tizumba que receberá o mestre Pereira da Viola e 8 folias do interior e da capital de MG, promovendo um grande cortejo.

Folia de Reis encerra o Natal na Praça da Liberdade

O encontro celebra a visita dos três reis magos a Jesus. Para representar a data, a celebração que faz parte das festas tradicionais tem início no dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e culmina no dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, data que é tradicionalmente reconhecida pela desmontagem das árvores de Natal.

No terceiro ano da Folia de Reis na Praça da Liberdade, conduzida por Danusa Carvalho e Maurício Tizumba(indicado como melhor ator ao Prêmio APCA- 2023 ) o cortejo contará com Pereira da Viola e a participação de diversos  como a Folia de Santos Reis (conjunto Paulo VI), Pastorinhas da Tapera, Folia de Santos Reis e São Sebastião com Proteção de São José, Folia de Reis de Dona Guidinha e Folia de Santos Reis (Vespasiano), entre outros.

A festividade de Folia de Reis ocorre com a visita do grupo do festejo à casa das pessoas. Os moradores que recebem a visita da Folia de Reis ofertam comidas e prendas. Os integrantes agradecem e logo seguem para o próximo destino, passando pelas ruas da cidade, em formato de um cortejo. Na ocasião, são cantadas e tocadas músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, sendo feito o uso de instrumentos populares como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, são realizadas uma série de danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos.

Na Praça da Liberdade, o cortejo se concentrará no IEPHA (Prédio Verde) a partir das 18h, e seguirá pela Alameda Central da praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde será realizado um ato simbólico.

“Eu participo de folia de reis desde criança, quando aprendi a tocar cantar e dançar com um preto velho  chamado Seu Evaristo, da região de Mucambeiro. Foi com ele que aprendi que essa cultura católica que teve sua origem na Europa, mas hoje faz parte da nossa tradição, tomada principalmente pelos povos de origem negra, que foram responsáveis pela  inserção dos tambores, batuques, sapateados, da dança e da alegria. Ao mesmo tempo, expressa a fé  enquanto leva um pouco de alegria ao povo brasileiro”, destaca Maurício Tizumba.

“A folia é das manifestações populares mais legítimas da nossa cultura. Ela exalta a arte, a religiosidade, o regionalismo e o nosso reconhecimento como ser humano enquanto celebra uma tradição universal. A minha relação com a Folia de Reis vem desde a infância. Minha família sempre foi envolvida. Meu pai e meus tios cantavam e cresci acompanhando. Lembro de quando os foliões chegavam à minha casa e das ocasiões em que fui acordado no meio da noite com som da folia adentrando a nossa casa. Hoje, eu e meus irmãos, damos continuidade à essa tradição”, destaca o músico Pereira da Viola.

Após 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, o Natal da Praça da Liberdade encerra com a Folia de Reis pelo terceiro ano consecutivo, celebrando tradições e religiosidade. A ação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio da Cemig, a partir do projeto concebido, produzido e coordenado pela equipe da Casulo Cultura e Full Produções.

O projeto teve público de cerca de 600 mil pessoas de todo o estado de MG e de outras regiões do Brasil.

Neste ano, o projeto homenageou ícones das artes de MG e suas contribuições ao mundo.

A proposta, tanto de decoração quanto de programação, destacam riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade.

De acordo com Danusa Carvalho, diretora artística do projeto Luzes de Natal, o grande destaque e mérito desta edição, considerada uma das mais exitosas desde a criação do projeto, é a conexão histórica entre os temas e personagens que integram a celebração universal juntamente com a valorização da história e das riquezas de Minas Gerais.

O projeto tem recebido em média cerca de 12 mil pessoas por dia entre segunda e sexta-feira e cerca de 18 mil pessoas aos finais de semana.

Durante o período que o Papai Noel esteve presente no coreto, foram tiradas mais de 1.000 fotos por dia com os visitantes. Além disso, o projeto contribui para gerar emprego e renda para diversos trabalhadores, estimulando-vos economia criativa da cidade. Desejamos um Feliz Ano a todos e rumo a 2024.

 Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Fábio Gomides

Deixe um comentário