Misturinhas boas!

Quando pensamos nas festas de final de ano, além da alegria de reunir a família e saborear as delícias típicas da época, surge a vontade de deixar tudo ainda mais branquinho, cheiroso, sem mofo ou manchas…afinal, a magia das festas combina e MUITO com a casa BRILHANDO, não é mesmo?

Misturinhas boas

E, na hora da faxina, acaba sendo inevitável aquela dica milagrosa de uma misturinha de produtos de limpeza: seja a vizinha, a amiga ou a nossa youtuber favorita, sempre aparece alguém com uma receita infalível para alvejar, desodorizar ou desencardir móveis, enxovais, eletrodomésticos ou mesmo cômodos inteiros.

Mas você sabia que produtos químicos mau-dosados ou misturados de maneira incorreta podem virar reações químicas e causar ferimentos, alergias, irritações na pele, intoxicação, infecções respiratórias e até explosões?

Portanto, muito cuidado para não cair em ciladas, danificando seus itens preferidos e ameaçando a saúde da sua família. Veja a seguir dicas práticas e seguras de misturinhas testadas e aprovadas pela especialista Verônica Rocha, que atua há 30 anos como química e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Gtex, uma das principais fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil.

Para retirada de mofo e odores de roupas:

Para uma máquina de 8 kg , ou seja, nível alto de lavagem usar 2 tampas do Lava roupas líquido Urca ou Baby Soft com 4 colheres de sopa de bicarbonato , em lavagem no tanque pequeno com aproximadamente 60 litros,  colocar 1 e ½ tampa de lava roupas Urca ou Baby Soft e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio , em situação de sujeira de alta complexidade deixar de molho por 1 hora no máximo e depois dar andamento ao processo de lavagem.

Para limpeza e desinfecção de roupas de cama:

300 ml de água

100 ml de amaciante Urca ou Baby soft regular se for concentrado pode colocar 20 a 30 ml , ( de acordo com seu gosto de intensidade de perfumação) ;

90 ml ou ½ copo americano de álcool de preferência 70 INPM

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de uso: Colocar a mistura em borrifador e aplicar sobre o colchão e roupas de cama, evitando excessos. Além de ajudar a tirar o odor de mofo e de suor, ainda elimina fungos e bactérias. Porém, após borrifar, não forre logo a cama – deixe as peças secarem antes de recolocá-las.

Nota: a mistura do bicarbonato de sódio, dependendo da marca, poderá junto com o álcool gerar uma espuma, mas isso é normal. Esta mistura de deverá ser consumida no mesmo dia para garantir sua eficácia.  

Para limpeza e desodorização de sofás e almofadas:

Para uma solução de 500 ml de mistura, considerar as seguintes quantidades:

250 ml de água

200 ml de álcool de preferência 70

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 tampas de amaciante Urca ou Baby Soft

Modo de uso: aplicar a mistura em um local não visível para avaliar se o tingimento do tecido suportará a mistura. Depois disso, com o uso de um borrifador, aplicar sobre a superfície. Com uma bucha de cerdas macias, esfregar. Por fim, passar um pano seco para finalizar.

Nota: a mistura do bicarbonato de sódio, dependendo da marca, poderá junto com o álcool gerar uma espuma, mas isso também é normal. A mistura deverá, igualmente, ser utilizada no mesmo dia para garantir sua eficácia.  

Para limpeza e brilho de linha branca da cozinha:

950 ml de água

4 colheres de sopa de sabão em pasta Urca

10 ml de álcool de preferência 70

Modo de uso: aplicar a mistura com um borrifador em um pano e em seguida passar na superfície a ser limpa.

Nota 1: nunca aplique nenhum produto em superfícies de fogões quando ainda estiverem quentes, pois poderá manchar e, dependendo da qualidade do material, a mancha não sairá mais.

Nota 2: O álcool 70 possui menor quantidade de água em sua composição, o que ajuda a secar os utensílios de maneira rápida e eficaz.

Para desinfecção de pias de cozinha:

300 ml de água

150 ml de lava louças Urca

50 ml de álcool 70 ou vinagre de álcool (de preferência o branco)

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de uso: com um borrifador, aplique sob a superfície seca a ser desinfectada e deixe agir por 10 min. Seque, se achar necessário. Esta mesma mistura pode ser utilizada na limpeza interna dos refrigeradores.

Gtex

Deixe um comentário