WhatsApp pode se tornar ilegal no Reino Unido – Lully FM – Entertainment
WhatsApp

WhatsApp pode se tornar ilegal no Reino Unido

0 minutes, 45 seconds Read

O aplicativo de mensagens WhatsApp pode se tornar ilegal no Reino Unido em breve, alertou seu chefe na Meta, Will Cathcart. O app já afirmou que se recusa a cumprir os requisitos de um projeto de lei de segurança online do país que tenta proibir a “criptografia de ponta a ponta”, sistema de segurança usado por ele. Por isso, o futuro do seu serviço no país está incerto. A declaração foi dada para veículos da imprensa britânica como The Guardian e The Independent nesta quinta-feira.

Cathcart está no Reino Unido para se reunir com alguns políticos e discutir o projeto de lei, descrito por ele como “a legislação mais preocupante atualmente em discussão no mundo ocidental”. Ele alega que a medida proposta, de que o Whatsapp deixe de usar a “criptografia de ponta a ponta”, afetaria negativamente todos os outros usuários ao redor do mundo, fora do Reino Unido.

— É uma coisa notável para se pensar. Recentemente, fomos bloqueados no Irã, por exemplo. Mas nunca vimos uma democracia liberal fazer isso — disse, à imprensa britânica.

— A realidade é que nossos usuários em todo o mundo querem segurança. 98% dos nossos usuários estão fora do Reino Unido. Eles não querem que reduzamos a segurança do produto. Seria uma escolha estranha para nós reduzirmos a segurança do produto de uma forma que afetaria esses 98% dos usuários — completou.

O que é ‘criptografia de ponta a ponta’

A “criptografia de ponta a ponta” é um sistema de segurança usado em serviços de mensagens online com o intuito de impedir que qualquer pessoa, exceto o destinatário da mensagem, consiga descriptografá-la. Isto é, ter acesso ao seu conteúdo.

Com ele, o WhatsApp não pode ler as mensagens enviadas dentro do seu próprio aplicativo. O que significa que ele também não pode controlar o que é veiculado por lá.

O Reino Unido já tem o poder de exigir a remoção da criptografia desde 2016. No entanto, como afirma Cathcart, o WhatsApp nunca foi acionado legalmente para fazê-lo. Para Cathcart, “o projeto de lei de segurança online é uma expansão preocupante desse poder”, e poderia tornar o WhatsApp ilegal no país.

Caso a lei seja aprovada, o governo britânico pode exigir que o WhatsApp aplique políticas de moderação de conteúdo. Se a empresa se recusasse a fazê-lo, poderia enfrentar multas de até 4% do faturamento anual de sua controladora Meta. Isso, a menos que ela saísse totalmente do mercado do Reino Unido.

Fonte Jornal Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *