Impacto da nave DART em asteroide é filmado por telescópios – Lully FM – Entertainment

Impacto da nave DART em asteroide é filmado por telescópios

Uma série de telescópios instalados em diferentes lugares acompanhou a sonda DART, da NASA, se chocando contra o asteroide Dimorphos. O encontro “fatal” da nave com a rocha ocorreu a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, com o objetivo de testar uma técnica que pode proteger a Terra contra possíveis asteroides perigosos. Felizmente, alguns observatórios conseguiram acompanhar a ação.

Após cerca de 10 meses de viagem pelo espaço, a DART chegou a Dimorphos, um asteroide de aproximadamente 160 m que orbita Didymos, uma rocha espacial maior. Ela atingiu sua superfície a cerca de 23.500 km/h para tentar alterar levemente a órbita de Dimorphos ao redor de Didymos. Assim, os telescópios em solo identificaram mudanças na luz dos asteroides.

Foi o que apareceu nas imagens dos telescópios do projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), instalados no Havaí. Abaixo, você perceberá que o sistema de asteroides fica bastante brilhante no momento do impacto, e logo aparece uma pluma de material ejetado de Dimorphos após a colisão da nave.

Um dos telescópios do Observatório Astronômico Sul Africano (SAAO), também acompanhou a colisão. Em uma publicação, o SAAO revelou imagens do impacto da DART capturadas pelo instrumento Mookodi, instalado no telescópio Lesedi. Este, por sua vez, foi instalado no observatório em 2017, e é o telescópio mais novo do SAAO.

Os membros da campanha DART – OPTiK não ficaram de fora das observações. A campanha contou com uma equipe composta por pesquisadores da Universidade de Edimburgo e outras instituições, que acompanhou a ação da DART no Quênia, com um telescópio portátil.

Leia mais >>> https://canaltech.com.br/

Fonte CanalTech