Foto: Mariana Machado/Palmer Assessoria de comunicação
Musa da Portela, a atriz Cacau Protásio marcou presença no último ensaio técnico da agremiação, realizado na noite deste sábado (8), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A azul e branco de Madureira foi a última a pisar na avenida – e a artista garante à Quem que fez até promessa para o sucesso da escola no Carnaval 2026.
“Já fiz uma promessa para a Portela ganhar. Se levarmos mais esse título para Madureira, eu pago com o maior prazer”, disse ela, que guarda o segredo a sete chaves para que se realize. Emocionada, a atriz falou sobre a despedida da temporada de preparação. “Quem me conhece sabe que eu sou uma manteiga derretida. Eu choro por tudo e hoje não vai ser diferente. Nem preciso dizer que vou morrer de saudades dessa energia maravilhosa”, revela Cacau, emocionada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2026/Z/2/XirvltSG2NzdxJXwmR9g/whatsapp-image-2026-02-08-at-09.02.26-1-.jpeg)
A Portela levará para a avenida o enredo O mistério do príncipe do Bará – a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande, que exalta a cultura negra e a religiosidade de matriz africana no Rio Grande do Sul. Ela surgiu caracterizada como Rainha da Encruzilhada, com coroa na cabeça e vestido vermelho de franjas, adornado com pingentes de garfo.
“Antes de sair de casa eu orei, acendi minha vela e pedi licença para me vestir assim. Muitas pessoas brincam com religião e com entidades, mas isso é coisa séria demais. Minha mãe é umbandista e sempre me ensinou a respeitar todas as religiões”, contou Cacau. O tema presta homenagem ao Príncipe Custódio, figura fundamental do batuque gaúcho e símbolo de resistência, fé e ancestralidade.
