Sobre o porta-voz: Betho Fers é especialista da Filhos no Currículo para processos de adoção e diversidade. É Doula de adoção, pai da Teté, e co-idealizador do projeto papaipeando, onde compartilha informações junto a seu marido Erick Silva. É membro do Instituto Nacional da Adoção de Crianças e Adolescentes, do Movimento Nacional da Adoção e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.
Sobre a Filhos no Currículo: consultoria de impacto especializada na criação de programas de parentalidade corporativos, é referência no tema por atuar com organizações na revisão e no desenvolvimento de políticas internas, tais como implementação de benefícios corporativos mais isonômicos, em busca de um ambiente empático e equitativo para o colaborador que exerce um papel parental, inclusive adotivo.
Sugestões de tópicos a serem abordados:
– Diretrizes práticas: orientações para as empresas que desejam promover políticas parentais de apoio à adoção.
– Inclusão e acolhimento às famílias de adoção: estratégias desde a preparação para a licença-paternidade/maternidade até a criação de políticas de flexibilidade e suporte emocional.
– Combate aos estereótipos: como combater entraves e preconceitos relacionados à adoção no ambiente de trabalho.
– Programas de suporte: o que as empresas podem implementar para os colaboradores que se tornam pais adotivos. Sobretudo, a importância de preparar os líderes para o período pré-adoção, quando os pais precisam se ausentar para cumprirem etapas do processo, que pode inclusive se estender por anos até a chegada da esperada ligação.
– Cases e personagens: podemos compartilhar exemplos de empresas que implementaram programas de parentalidade inclusiva e acolhedora, destacando os benefícios tanto para os colaboradores como para a própria organização, além de personagens que passaram pela jornada de adoção e foram beneficiados por essas ações.