Portela lança universidade social com cursos superiores, bolsas de estudo e formação profissional

Projeto em parceria com o Centro Universitário Internacional Signorelli


A Portela lança, neste sábado (7), a Universidade Social Portela, iniciativa que vai oferecer cursos superiores com mensalidades sociais e atividades educacionais voltadas à comunidade. O projeto, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Internacional Signorelli (Unisignorelli), será apresentado oficialmente na quadra da escola de samba, durante a Feijoada da Família Portelense.

A Universidade terá cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD). Entre as formações previstas estão Direito, Psicologia e Enfermagem, na modalidade presencial; Educação Física, Pedagogia e Serviço Social, na semipresencial; e Administração, Jornalismo, Gestão Pública e Marketing Digital, no ensino a distância. O primeiro vestibular social está marcado para o dia 28 de novembro, com informações sobre as inscrições a serem divulgadas nas redes sociais da agremiação. O endereço do futuro campus e a data de inauguração ainda serão anunciados.

Além dos cursos de graduação, a iniciativa prevê programas de extensão, capacitação profissional, ações sociais, atividades de inclusão digital, empreendedorismo e preparação para o mercado de trabalho.

Para o presidente da Portela, Júnior Escafura, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar o papel social da escola e contribuir para a formação de novas gerações.

“A Portela sempre foi muito mais do que uma escola de samba. Somos uma instituição que nasceu da comunidade, que preserva a nossa cultura e faz parte da história de milhares de famílias. Queremos ampliar esse legado, oferecendo oportunidades. Nosso sonho é que crianças, jovens e adultos encontrem aqui não apenas o orgulho de pertencer à Portela, mas também caminhos para construir um futuro melhor”, afirma Júnior Escafura.

O samba também vai virar sala de aula

Entre as iniciativas está o curso de extensão em Gestão do Carnaval, que reunirá artistas, profissionais e grandes nomes da festa para compartilhar experiências com os alunos.

A formação vai abordar temas como história do samba, produção cultural, organização de eventos, gestão de escolas de samba, planejamento, economia criativa e captação de recursos. O projeto também prevê a possibilidade de criação de uma Escola de Formação para o Carnaval, voltada à qualificação de profissionais que atuam nos diferentes setores da cadeia produtiva da festa.

Além do ensino, a universidade vai desenvolver o programa Portela de Portas Abertas, com serviços e atividades voltados à população. A proposta inclui ações nas áreas jurídica, psicológica e de saúde, com atendimentos gratuitos ou em condições sociais, além de iniciativas de educação, inclusão digital e empreendedorismo.

SERVIÇO

Lançamento da Universidade Social Portela
Data: sábado, 7 de novembro de 2026
Local: Quadra da Portela, em Madureira, Rio de Janeiro
Evento: Feijoada da Família Portelense
Ingressos: https://www.meubilhete.com.br/feijoada-da-familia-portelense-07-11