Samba, Inclusão e Carnaval na Retomada da Parada LGBTI+

A Parada LGBTI+ está de volta e Madureira está sendo preparada para receber a retomada do evento que está em sua 20ª edição. A festa acontecerá no dia 29 de outubro, com concentração a partir das 09h da manhã e celebra, com muita alegria o movimento em prol do respeito à diversidade e pelos direitos LGBTI+.

Organizada por Rogéria Meneghel, presidente do Grupo MGTT, a Parada agora conta com a direção artística de Milton Cunha, carnavalesco e comentarista de carnaval pela TV Globo, engajado na defesa e promoção da cultura brasileira. Shows e performances com a presença de ativistas e vips estão na programação do evento que por quase duas décadas agitou as ruas do bairro da zona norte. O desfile será também uma homenagem a Loren Rainha do Buá, idealizadora da festa, falecida em 2021 vítima de Covid.

Este ano, o carnaval e o samba estarão representados através da presença de casais de mestre-sala e porta-bandeira LGBTI+. Viviane Martins será a responsável artística deste segmento no evento: “Tendo em vista que atualmente temos tantas pessoas LGBTI+ atuando nesta arte, sugeri à Rogéria e Milton Cunha que incluissem os casais no desfile. A Parada é extremamente importante para promover o respeito e a inclusão da comunidade LGBTI+, não há mais espaço na nossa sociedade para nenhum tipo de preconceito, e contribuir com este evento que é para todes, é motivo de orgulho e felicidade pra mim”, diz Viviane, mestre em Artes pela UERJ com pesquisa no Bailado do mestre-sala e porta-bandeira. A profissional tem vasta experiência no carnaval atuando como jurada, coreógrafa e instrutora de casais, além de ser fundadora e instrutora do Projeto Minueto do Samba .

Confirmadíssimos no desfile que marcará a retomada da Parada LGBTI+, estão os casais de escolas como Império de Nova Iguaçu, Bangay, Colibri, Arrnaco do Engenho de Dentro, Império da Resistência. A inclusãotambém estará representada através de representantes da Associação das Velhas-Guardas, Inocentes da Caprichosos, Embaixadores da Alegria e Projeto Samballet. todos empunharão o pavilhão feito exclusivamente para o evento, elaborado pelo designer Ney Junior.

No encerramento da Parada, shows do Grupo S.E.R, Império Serrano e da Portela acontecerão no palco principal do Parque de Madureira.

Serviço:
Parada LGBTI+ de Madureira – A Retomada
Data: 29 de outubro
Local: Madureira, concentração em frente à quadra do Império Serrano
Horário: concentração a partir das 09h
Classificação: Livre

Deixe um comentário