Belo Horizonte recebe, no dia 12 de setembro, a terceira edição do Pixel – Festival de Games e Arte Digital, evento gratuito que reúne jogos, tecnologia, arte digital e cultura geek no Instituto Educacional Manoel Pinheiro (IEMP), na unidade Guarani. A programação integra o calendário de aquecimento para o Nerd Experience 2027, marcado para os dias 27 e 28 de fevereiro, no Expominas, e amplia os encontros do projeto com diferentes comunidades ao longo do ano.

O Pixel foi criado como ponto de encontro para jogadores, artistas, criadores e fãs da cultura pop e digital. Nesta edição, o público poderá experimentar jogos gratuitamente, participar de atividades de realidade virtual, acompanhar palestras, bate-papos e competições, além de conhecer o trabalho de ilustradores, quadrinistas e outros artistas independentes. Entre as atrações está a Arena VR, consoles disponíveis para experimentação.
Entre as atividades do festival, o Concurso de Cosplay do Pixel Festival 2026 será realizado em duas modalidades: Desfile Cosplay e Apresentação Cosplay – Seletiva Gran Master. O desfile terá 25 vagas, com inscrições abertas a todas as idades. Os participantes poderão representar personagens de filmes, histórias em quadrinhos, séries, animes, jogos analógicos e digitais e outras mídias.
Já a seletiva Gran Master será voltada a performances individuais. A avaliação considerará a fidelidade e a construção do traje, além de critérios como performance no palco, criatividade, impacto visual e impacto emocional. O vencedor receberá R$ 500 e medalha, além de garantir uma vaga na final do Gran Master, que será realizada durante o Nerd Experience 2027, no Expominas. A vaga é nominal e intransferível. As inscrições para o concurso podem ser feitas online, de 13 de agosto a 9 de setembro, ou até o preenchimento das vagas.
A programação começa às 12h, com jogos, brincadeiras e música. Ao longo do dia, estão previstos um encontro sobre o mercado de games com Brayan, da NetEase, às 14h; o Desfile do Concurso Cosplay, às 15h; a premiação da competição, às 16h30; e a premiação do torneio de robótica, às 18h10. O público também poderá acompanhar o encontro com o influenciador Renato Wamberto, às 14h30, além de uma conversa sobre personagens do Nerdverso com Luciano Ló, às 16h. O torneio de robótica do IEMP integra a programação competitiva, enquanto as atividades de palco serão encerradas às 17h, com uma apresentação musical.
Para Ado Viana, Diretor Executivo do Nerd Experience, o Pixel amplia a aproximação do projeto com as comunidades que estarão presentes na edição de 2027.
“O Pixel ajuda a construir essa jornada ao longo do ano. A ideia é criar momentos de encontro que aproximem o público, os criadores e as comunidades que fazem parte do Nerd Experience. Cada evento contribui para ampliar esse universo e preparar o público para a experiência que vamos levar ao Expominas em fevereiro”, afirma.
O festival antecede uma nova fase do Nerd Experience, que em 2027 estreia no Expominas com estrutura ampliada e uma proposta gamificada. A próxima edição será organizada em quatro universos temáticos: Pixel, dedicado a games e tecnologia; Lótus, voltado a animes, mangás, K-pop e doramas; Eldarion, com RPG, fantasia medieval e jogos analógicos; e Nexos, dedicado a cinema, séries, super-heróis e outras franquias da cultura pop. A primeira atração confirmada para 2027 é Anderson Gaveta, youtuber conhecido pelo trabalho no Jovem Nerd e pelo canal Gaveta. Ele participará de painéis e atividades de interação com o público.
A participação no Pixel é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla. O evento tem classificação indicativa livre e reúne atividades para diferentes faixas etárias.
Serviço:
- Pixel – Festival de Games e Arte Digital
- Local: IEMP – Instituto Educacional Manoel Pinheiro – Unidade Guarani – R. Cambuí, 276 – Guarani, Belo Horizonte – MG
- Data: 12 de setembro
- Horário: 12h às 18h
- Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla.
Nerd Experience 2027
- Local: Expominas – Av. Amazonas, 6.200 – Gameleira – Belo Horizonte (MG)
- Data: 27 fev e 28 fev – 2027
- Horário: 10h às 18h
- Ingressos: https://bit.ly/4vaPGXt
- Mais informações: @nerdexperience



