A maior Conferência Global de Tecnologia e Inovação começa no Rio de Janeiro dia 03 de outubro

Rio Innovation Week 2023

Reconhecido como o mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week – RIW será realizado de 03 a 06 de outubro, no Píer Mauá. Serão 30 conferências simultâneas, com a presença de cerca 2.000 palestrantes, a participação de mais de 350 empresas, instituições de pesquisa e experiências, espaço total de 60 mil metros quadrados e a expectativa de público superior a 130 mil pessoas.

Para você entender melhor a dimensão do RIW e conhecer todos os motivos para não ficar fora dessa, listamos algumas razões para você não deixar de participar desse evento.

1-  Marc Randolph, fundador e primeiro CEO da Netflix, tem um trabalho de mais de quatro décadas no polo de tecnologia do Vale do Silício. Também participou como fundador de outras sete startups de sucesso, além de orientar e investir em empreendedores emergentes. Ele faz palestra no último dia de evento (06/10), às 15h, na Plenária RIW, com o tema “Isso Nunca Vai Funcionar: o nascimento da Netflix e a incrível vida de uma ideia”, onde ele compartilhará os principais momentos de sua jornada na bem-sucedida plataforma, além de abordar assuntos como empreendedorismo, inovação, liderança e cultura empresarial.

2 – A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro trará uma experiência inédita no Brasil – a Symbiosis. Apresentada esse ano na conferência South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, usa a realidade virtual como ferramenta teatral, filosófica e multissensorial. O espectador se vê 200 anos no futuro, nas ruínas de um Antropoceno inóspito, depois das alterações climáticas terem mudado o mundo de forma irreconhecível.

Cada participante da experiência vai encarnar uma realidade pós-humana ou mesmo não-humana: uma relação humano-animal ou humano-tecnológica completamente simbiótica. O visitante é simultaneamente espectador e performer: ao escolher uma das histórias e selecionar um personagem e um papel no mundo global da Symbiosis, todos passam a desempenhar papéis diferentes nas vidas individuais uns dos outros. Cada experiência explora os 5 sentidos, acompanhada de um vestuário robótico macio que permite várias manipulações e interações corporais. O paladar é aguçado com snacks, totalmente vegetarianos, concebidos pelos chefs do restaurante Holandês Karpendonkse Hoeve, premiado com uma estrela Michelin.

As inscrições serão abertas diariamente no dia anterior às 10h no sympla com horário marcado. Os inscritos precisam chegar 10 minutos antes na atração, que terá uma fila de no show.

3 – Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canvas”, um dos modelos de negócios mais usados no mundo, uma ferramenta prática que conta com a confiança de empresas líderes globais como Microsoft, Nestlé e Mastercard. Osterwalder é autor best-seller, fundador e CEO da Strategyzer e um dos especialistas mais influentes do mundo em estratégia e inovação. Sua palestra intitulada “Libertando a Inovação: Um Mapa para Empreendedores, Inovadores e Líderes”, será dia 5/10, às 15h, na Plenária RIW.

No dia 05, às 17h, ele estará na livraria Blooks, no Armazém Kobra, autografando seu livro.

4 – Graça Machel, considerada uma das mais importantes ativistas africanas, a ex-primeira-dama da África do Sul e viúva de Nelson Mandela, fala no dia 06/10, às 13h30, na Plenária RIW. Aos 77 anos, ela já foi professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique – Frelimo durante a Luta Armada da Libertação Nacional, trará uma bagagem riquíssima em experiências de liderança, sociedade e negócios. Em territórios mais humildes e com menos investimentos de educação e saúde, Graça Machel defende ações pelas crianças e pelo empreendedorismo de mulheres, se espelhando na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.
5 – PREPARA! Anitta está confirmada como palestrante. Depois de participar de grandes eventos internacionais, como o Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, a estrela fala para a plateia brasileira sobre inovação, empreendedorismo e como a tecnologia e o desenvolvimento do streaming abriram um mundo de novas oportunidades para os artistas e para a música. Desde 2014 Anitta gerencia sua própria carreira e dita o caminho de seus negócios. Um importante movimento foi reforçar o funk como uma manifestação social, e o impacto da música na transformação da vida de jovens. Dia 04/10, às 11h, na Plenária RIW.

6 – O RIW Pop & Tech apresenta a tecnologia e a inovação a favor da cultura com um ambiente interativo, trazendo as múltiplas possibilidades da utilização da tecnologia para criar novos ambientes e experiências na produção cultural, estimulando a economia criativa e gerando novos negócios.

Foi realizada convocatória para a seleção de 23 experiências que participarão de uma Exposição de Realidade Aumentada, com as obras distribuídas ao longo de toda a área do evento. O acesso será por QR Codes distribuídos em tótens identificando as obras.

A conferência apresentará dentro do Innovation Experience três estreias mundiais com a tecnologia VR, criadas pelos artistas Clélio de Paula, Maria Lynch e Marcantônio Vilaça, além de uma obra interativa que dará boas-vindas ao público no salão de entrada do evento, criada pela coreógrafa Flávia Tápias.

Para quem quer se aprofundar no novo mundo das artes, a artista plástica Maria Lynch, da Gizpixie Produções, e Clelio de Paula, CEO da WeSense, falam sobre Arte Contemporânea e Experiências Imersivas no dia 06/10, às 15h.

7 – Estreando no Rio Innovation Week esse ano, o palco Back2Black trará assuntos como desenvolvimento econômico, empreendedorismo, inovação, negócios e cultura preta. O objetivo é reunir um elenco de grandes personalidades no sentido de fomentar temas e discussões e gerar oportunidades com as pautas raciais no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. O empreendedorismo social, a economia das comunidades e a cultura e o entretenimento conduzidos por líderes da cultura Preta do Brasil e do mundo farão parte da programação, como o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, os irmãos Claudio e Fabio Miranda, do Instituto Favela da Paz, de São Paulo, Aline Torres, Secretária de Cultura de São Paulo, Pamela Carvalho, Coordenadora da Rede da Maré, Rodrigo França, diretor de cinema e teatro, entre outros.

8 – A realidade virtual é parte do presente e do futuro. O Rio Innovation traz o jogo Eggscape, onde os jogadores são ovos lutando para sobreviver em um mundo cheio de inimigos. Através do headset, os participantes podem enxergar o mundo real e interagir com o ambiente, criando níveis e aventuras únicas – você pode jogar sozinho ou com os amigos.

O jogo foi criado pela 3dar, empresa argentina que pela primeira vez faz uma ativação no Brasil.

9 – Acessibilidade é uma das palavras mais importantes esse ano no Rio Innovation Week. A conferência Impact For Change vai apresentar painéis que fomentam e incentivam a transformação através da educação. Estarão reunidas organizações da sociedade civil, universidades e instituições científicas que já estão pensando em como usar as novas tecnologias para diminuir as desigualdades e desenvolver abordagens tangíveis para a saúde e o bem-estar social e planetário.

10 – Se você encontrar centenas de estudantes muito interessados e curiosos no evento…. esse é o futuro. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, levará gratuitamente alunos do projeto Naves do Conhecimento, localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade. As Naves são equipamentos que potencializam a experiência digital, disponibilizam acesso à internet banda larga, oferecem cursos e oficinas gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, beneficiando principalmente moradores de comunidades representados por um contingente considerável de pessoas que jamais tiveram acesso a um computador.

11 – Do Cinema ao Digital – ou desenvolvimento de novas plataformas digitais e suas múltiplas oportunidades e novos canais de distribuição de conteúdo. Uma conversa franca e direta entre Rodrigo Santoro, um dos grandes nomes da atuação brasileira, e Igor Coelho, cofundador dos Estúdios Flow e apresentador do Flow Podcast, pioneiro no cenário de videocasts no Brasil. Na pauta de ambos, as analogias, coincidências e distinções entre esses dois universos, com foco especial na comunicação, uma vez que ambos exercem um impacto diário e direto sobre o público. Dia 05/10, 13h30, na Plenária RIW.

12 – Marcelo Gleiser, físico e um dos profissionais de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial. Há mais de 30 anos é pesquisador e professor titular de física e astronomia em Dartmouth College, autor de mais de 100 artigos publicados em veículos como The New York Times. É o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, honra que divide com líderes religiosos e intelectuais como o Dalai Lama. Sua palestra “Ciência, Espiritualidade e o Futuro da Humanidade” acontece dia 05/10, às 17h, no palco Impact For Change.

13 – Margareth Dalcolmo, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fiocruz, que se tornou embaixadora do movimento nacional pela vacinação. A médica faz palestra no dia 04/10, às 17h, no palco Impact For Change, falando sobre “Como o Negacionismo Afetou o Controle da Pandemia e o que Aprendemos com Isso” e conversa com Tatiana Roque, Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, para falar dos aprendizados sobre o período pandêmico no Brasil e o que está sendo feito para combater o persistente negacionismo na ciência.

14 – No Music Forward – Pop Tech, dia 04/10, às 14h, acontece uma conversa exclusiva com Nelson Motta, uma das personalidades mais influentes e respeitadas da cultura brasileira. Conduzido por Guilherme Guedes, jornalista do Multishow, esse bate-papo promete revelar os insights e histórias fascinantes de uma carreira icônica e os segredos por trás dos sucessos e experiências únicas de Nelson Motta. A conversa vai mergulhar nas profundezas da música, cultura e muito mais.

15 – Tanya O’Callaghan, baixista do Whitesnake e ativista de longa data, dedicada a causas ambientais, dos animais e humanitárias. Ela destaca os desafios do ecossistema global e promove escolhas positivas que os consumidores podem fazer no dia a dia. Tanya também é co-criadora e apresentadora do programa “Highway to Health”, que aborda questões ambientais e alimentares e seu impacto no mundo. Sua palestra “Highway to Health: Mudar os pratos, muda o mundo!” será dia 05/10, às 19h30, na Plenária RIW.

16 – A conferência de Health Tech tem uma tarde inteira dedicada a um dos principais temas em discussão no mundo inteiro – Cannabis, no 2º dia de evento – dia 4/10. Participam dos diferentes debates médicos, pesquisadores, advogados, laboratórios, atletas de alta performance e – muito importante – associações de pacientes.

17 – Camila Farani é embaixadora do RIW e terá um palco exclusivo, no formato talk show, onde vai receber grandes investidores e empreendedores para conversas sobre desafios, como identificar um potencial negócio, como apresentar sua proposta. Entre os confirmados estão: empreendedora Monique Evelle, que acumula realizações que estão mudando os rumos dos negócios de tecnologia no País e membro do Conselho Jovem do Pacto Global ONU; as empresárias Sarah Andrade, fundadora da Opya Jóias, loja virtual que hoje conta com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Group, referência mundial em nano pigmentação que apresentou um faturamento de R$ 30 milhões no ano de 2022; o autor, consultor, empresário e professor Aaron Ross, responsável pelo desenvolvimento da metodologia Receita Previsível, que revolucionou o processo de vendas da Salesforce fazendo com que a receita da empresa fosse de US$ 5 milhões para US$100 milhões; e o sócio da VTEX, Alfredo Soares, autoridade de vendas e autor, ele atua como presidente da Loja Integrada, plataforma de loja virtual mais popular do Brasil, além de ser investidor-anjo e lecionar G4 Educação, empresa que cofundou e já formou mais de 35 mil alunos on-line nos últimos três anos.

18 – O Conecta Varejo traz diferentes cenários e possibilidades no mercado de hoje, abordando importantes temas como liderança feminina, mercado de luxo, o papel das influenciadoras digitais e o uso de inteligência artificial e o sucesso de plataformas como Tik Tok. Camila Coutinho, pioneira na influência de moda e beleza no país, criadora do Garotas Estúpidas e da marca GE Beauty e uma das maiores empreendedoras do Brasil de acordo com a Forbes, participa do Talk shows com o tema “Autenticidade e Inovação como diferenciais para o Sucesso”. Dia 05/10, às 15h.

19 – O Parque Tecnológico da UFRJ traz para os cerca de 15 projetos, todos desenvolvidos por seus alunos e pesquisadores, como bicicletas movidas a hidrogênio, foguetes premiados, carros de competição, batalha de robôs, barco movido a energia solar, tecidos a partir de resíduos de pet, entre outros. De biotecnologia, sustentabilidade, inteligência artificial até robótica, o Parque vai apresentar ao público projetos que mostram seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação.

20 – Inspiração no campo das finanças e do empreendedorismo feminino, Nathalia Arcuri faz palestra na Plenária RIW no dia 03/10, às 12h30. Fundadora e CEO da Me Poupe!, atualmente o maior canal de finanças do mundo e pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeira, autora best-seller, foi a única influenciadora brasileira a ser convidada para o fórum econômico mundial 2020, em Davos, e no ano seguinte, uma das únicas mulheres indicadas como integrante do programa Young Global Líder, da turma de 2021.

21 – O Laboratório Móvel do Instituto Federal do Rio de Janeiro apresenta no Rio Innovation Week o projeto “Criação de um Laboratório Móvel Para Realizar Análises Físico-químicas em Obras de Artes de Museus Brasileiros”. A proposta de implementação do Laboratório Móvel do IFRJ foi ofertar a museus e polícias científicas brasileiras, ferramentas e tecnologias para serem aplicadas no exame científico de obras de arte. Referência no segmento, os resultados produzidos são aplicados para os processos de conservação, preservação e restauração das obras de arte. Entre as obras já analisadas pelo laboratório estão “Passagem de Humaitá” (1872) de Victor Meirelles – Acervo Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro; “Autoretrato” de Anita Malfatti (1922) -Acervo Museu de Arte de São Paulo – MASP/São Paulo; Autorretrato ou ‘Le manteau rouge’ Tarsila do Amaral (1923)-Acervo Museu Nacional de Belas Artes/Rio de Janeiro; Figura só ‘ -Tarsila do Amaral (1930) Acervo Museu de Arte de São Paulo – MASP/São Paulo.

22 – João Branco é reconhecido como um dos dez melhores profissionais de marketing do Brasil segundo a Forbes. Foi vice-presidente de marketing do McDonald’s, onde liderou o time que bateu todos os recordes da história do “Méqui” no Brasil. João é professor e colunista na Exame e UOL. Autor do livro best-seller “Dê Propósito” e um dos executivos mais influentes do Brasil. “Muito além do Big Mac” é o tema da palestra de Branco, no dia 04/10, às 16h30, na Plenária RIW. Na sequência da palestra, ele lança seu novo livro “Desmarketize-se” na livraria do evento.

23 – No meio dos diversos temas sobre a sobrevivência do planeta e práticas mais sustentáveis, o veganismo ganhou força e muitos adeptos. Muito além da alimentação, é um estilo de vida e um compromisso com o futuro, dia 06/10, às 17h, na Plenária RIW, a apresentadora Xuxa fala sobre “O Futuro é Vegano”. Exemplo de figura pública que nunca para no tempo, Xuxa empresta sua voz a diversas causas importantes: diversidade, respeito, saúde, ecologia e veganismo. Xuxa vai contar seu lado pessoal, de celebridade a empresária, e o que mudou na sua vida depois de se tornar vegana.

24 – O Agro RIW Tech apresentará como será a agricultura do futuro, abrindo oportunidades para discussões sobre tecnologias, modelos de negócios, o impacto da inovação e de novas ferramentas em uma atividade tão ligada ao meio ambiente. Foi montada uma extensa agenda para conectar produtores agrícolas de diferentes segmentos e tamanhos com desenvolvedores de tecnologia capazes de revolucionar de forma responsável a utilização do campo, impulsionando o mercado agrícola brasileiro. Um destaque é a forte presença da nova geração do campo – representada aqui por Camila Teles, CEO da FarmCom.

25 – O artista dentro de sua grandiosa obra. Eduardo Kobra, autor dos murais do Boulevard Olímpico, dono do recorde de maior mural grafitado do mundo, e feitos como um painel de quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York, fala sobre sua trajetória, formação e carreira. Ele também fundou o Instituto Kobra, que busca transformar vidas através da arte, por meio de diversas ações e em projetos humanitários. Dia 06/10, às 18h30, na Plenária RIW, com um grande manifesto artístico para encerrar o evento.

26 – Cris Arcangeli, investidora anjo e empresária, responsável pelos primeiros eventos de Moda no país, empreendedora serial, apresentadora, escritora e palestrante, além de fundadora de cinco empresas: Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli, Éh Cosméticos e Beauty In – marca criadora mundial da categoria dos alimêticos, que trouxe a inovação da inclusão do colágeno em alimentos desde 2010. Cris fala sobre Futurismo, dia 04/10, às 18h, na Plenária RIW.

27 – Dedicado a Inteligência Artificial e a Web 3.0, o RIW IA & METAMUNDO tem como proposta discutir as oportunidades da IA na atualidade e no futuro, os desafios legais e éticos, assim como suas implicações nas diferentes áreas da sociedade, como saúde, educação, governança corporativa, políticas públicas, segurança do trabalho, agronegócio e meio ambiente. O painel de abertura dia 03/10, às 10h, terá o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, falando sobre o tema do Porto Maravalley. Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura, irá abordar, às 16h, as Políticas Públicas para Inovação, ao lado de Mariana Ribas, Secretária de Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 19h, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, vai conversar sobre IA e o setor público.

28 – Open Innovation Programme for Startups, uma jornada imersiva para as startups que vão participar do Rio Innovation Week 2023, com conhecimento, conexões, mentoria, visibilidade, oportunidades de investimento e negócios. A proposta é unir pontas complementares e fortalecer o ecossistema e ampliar ainda mais o Startup Programme, que já era o maior evento de inovação aberta do país.  Serão mais de 2.000 startups com o objetivo de dar voz e oportunidades de crescimento; além de promover atividades como investor meetings, masterclasses, workshops, mentorias, matchmaking e exposição.

29 – No dia 05 de outubro, os editores da MIT Technology Review recebem os vencedores do Prêmio MIT Innovators 35 para conversas sobre importantes temas como Saúde, Tecnologia, Inteligência Artificial, ESG, Arte e Negócios. A premiação reconhece jovens que atuam no desenvolvimento de ciência e tecnologia com alto impacto na sociedade. Internacionalmente, o prêmio já nomeou grandes personalidades como Mark Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin e Jonathan Ive.

30 – O Rio Innovation Week traz muito conteúdo, mas também vale um pouco de descontração no fim do dia. No palco FLUTUANTE SESC I SETUR teremos shows de Toni Garrido, Diogo Nogueira, Marcelo Falcão, Milton Guedes, Banda Eu Convidado e a cantora Melly, cantora e compositora, que com apenas 20 anos é uma revelação do R&B Nacional, em um oferecimento do Multishow.

Rio Innovation Week – Outubro de 2023

Os ingressos para o Rio Innovation Week 2023 estão à venda pela plataforma Sympla.  O Rio Innovation conta com a parceria estratégica do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Patrocínio master da Heineken, CNC e Cedae. Patrocínio máster cultural da Eletrobras. Patrocínio Ouro da Stellantis, Finep e Softex. Patrocínio Prata da GWM, Petrobras, Eneva e TicketLog e Patrocínio Bronze de Bayer, Grupo Boticário, Montreal, FNT Telecomunicações e Caterpillar, e parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ.

Conta também com patrocínio de incentivo ao esporte da Light e secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário