Mulheres no Climatério: entenda riscos, cuidados e detalhes sobre reposição hormonal – Lully FM – Entertainment

Mulheres no Climatério: entenda riscos, cuidados e detalhes sobre reposição hormonal

Segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa de vida em todo o mundo aumentou em cerca de cinco anos nos últimos 15 anos. Com esta novidade, surge também a demanda de uma atenção maior para as precauções diante do avanço da idade.

Ainda que natural, a menopausa é um dos aspectos que pode gerar complicações e afetar a qualidade de vida caso não seja bem cuidada. Ela acontece como um resultado do esgotamento dos folículos ovarianos, o que causa um declínio progressivo na produção de estrogênio. Esta fase pode ser definida como uma transição entre o período reprodutivo da mulher e o momento em que ela não pode mais se reproduzir. Normalmente, o processo começa por volta dos 35 a 40 anos e pode levar em média 20 anos.

🟢 QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES?
A mastologista e CEO da Clínica da Mulher, Dra. Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), em entrevista ao podcast PODQuatro, citou o seu primeiro sintoma: “O meu primeiro sintoma foi o calor, estava em Praia do Forte e quando cheguei a um restaurante, comecei a suar, parecia que alguém tinha jogado um balde de água em cima de mim”, exclama.

Durante as ondas de calor do climatério, é comum as mulheres também terem picos de frio ou começarem a suar, sentindo, ainda, palpitações cardíacas e dores de cabeça. Esses sintomas podem afetar diretamente a vida diária.

Outra questão associada à menopausa são as mudanças na vida sexual. “Neste período, observa-se que a vagina começa a lubrificar menos e a parede vaginal fica mais rígida. Isso faz com que a mulher sinta dor antes e depois da relação sexual, em muitos dos casos”, explica a Dra. Anna Paola Noya Gatto.

Além disso, como resultado do declínio hormonal na menopausa, a osteoporose e o risco de doenças cardiovasculares aumentam. Embora muitos relatem ganho de peso significativo, o mecanismo e a relação com o hipoestrogenismo ainda não são totalmente compreendidos.

Todas essas mudanças na qualidade de vida podem levar à depressão e irritabilidade. Enfrentar o envelhecimento e todas as mudanças no corpo pode ser muito difícil para uma mulher que muitas vezes também precisa de suporte psicoterapêutico. Outro ponto que merece destaque é a sexualidade, que está diretamente relacionada à qualidade de vida e é uma das maiores queixas dos pacientes.

🟢 QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS?
A Clínica da Mulher indica tratamentos que auxiliem no combate dos sintomas do climatério: “Existem tratamentos definitivos e mais duradouros, que são os implantes hormonais, absorvíveis e não absorvíveis, explica a Dra. Anna Paola Noya Gatto.

Mas quando é necessário ou como saber que está na hora de uma reposição hormonal? “A reposição hormonal é bem simples, seguindo uma metáfora, eu não preciso esperar meu copo esvaziar para eu repor ele, eu posso muito bem repor antes de esgotar, assim que funciona a reposição hormonal”, completa a mastologista.

A terapia de reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (ondas de calor), psicológicos (depressão, irritabilidade) e genitais (secura vaginal, incontinência urinária) durante a menopausa. Além disso, atua como proteção contra a osteoporose e garante uma melhor qualidade de vida para as mulheres.

Alimentação saudável, atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool e higiene bucal são algumas outras medidas simples que, incorporadas aos hábitos de vida diários, podem ser úteis para minimizar os sintomas negativos da menopausa.

✅ Mais alertas, livro e redes sociais da Dra. Anna Paola Noya Gatto:
A mastologista e fundadora da Clínica da Mulher, Dra. Anna Paola Noya Gatto pode ser acompanhada nas redes sociais, onde deixa mais alertas e sana dúvidas de outras mulheres: @dra.annapaolagatto (instagram.com/dra.annapaolagatto).

Para quem deseja receber mais conhecimento através da profissional, ela estará na Bienal do Livro de 2022, no sábado (12), durante o período da tarde, no Stand da Editora Brascoaching. No momento, existirão vendas de livros da Dra., com direito a sessão de autógrafos e bate-papo.

Dra. Anna estará no evento com a sua obra O Código da Mente Empreendedora Revelado, na qual têm um capítulo com a sua história de liderança e dicas de empreendedorismo. O livro reúne textos de diversos profissionais, com foco em deixar alertas para novos empreendedores.

Deixe um comentário