As crianças de Jundiaí e Itupeva recebem, nos dias 22, 23 e 24 de abril, apresentações da peça teatral infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2”, que também conta com a realização de oficinas de arte cênicas.

As apresentações serão gratuitas, abertas ao público infantil e realizadas com o objetivo de contribuir para a humanização, expressão e socialização das crianças, ensinando técnicas de expressão corporal e vocal, desenvolvendo coordenação motora, concentração, imaginação e criatividade. Além disso, busca estimular a cooperação, o trabalho em equipe e aprimorar competências para a tomada de decisão e resolução de problemas.
As oficinas de artes cênicas de iniciação teatral serão realizadas após as apresentações para um público de 40 crianças, com duração de 60 minutos. O objetivo é promover a expressão, socialização, coordenação motora, criatividade e trabalho em equipe, além de desenvolver competências para a tomada de decisão e resolução de problemas.
A metodologia inclui atividades de expressão corporal (jogos rítmicos e percussão corporal), exercícios de voz e entonação (trabalhando emoções) e encenação lúdica de trechos da peça. Os temas abordados envolvem sustentabilidade, prevenção de incêndios e valorização da vida na natureza.
Sobre a peça:
Em Terra Linda, uma cidade onde a natureza é preservada, a menina Clara e seus amigos, o Macaco Sagui e a Arara, vivem em harmonia com o meio ambiente. Certo dia, enquanto brincavam sob o Jacarandá, árvore mais importante da cidade, Sagui sente um cheiro estranho: fumaça!
Preocupados, eles seguem o rastro e descobrem um grupo de desmatadores destruindo a floresta. Para salvar seu lar, os amigos embarcam em uma aventura cheia de desafios e lições sobre preservação ambiental, contando com a ajuda do público para educar os invasores e restaurar a paz na floresta. Será que conseguirão?
O projeto conta com intérpretes de Libras, abafadores para crianças TEA e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Para Sempre Meio Ambiente 2” tem a produção Lígia Aydar, apoio da Komedi Projetos e Altia e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
- “Para Sempre Meio Ambiente 2” em Jundiaí/SP e Itupeva/SP
Datas, horários e locais: - EMEB Ivo de Bona – 22 de abril
- EMEB Pedro Clarismundo de Fornari – 23 de abril
- CEMEB Cleusa Marchi Barbi – 24 de abril