Em menos de dois meses após a implementação de novos ABC Gates no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, os resultados são expressivos e imediatos. A modernização, realizada pela SITA (líder global em tecnologia para o setor aéreo) no final de janeiro, trouxe um avanço significativo na experiência dos passageiros e na operação da Polícia Federal, dobrando sua capacidade de atendimento.

Antes das enchentes que atingiram a cidade, o aeroporto contava com sete ABC Gates – quatro na área de desembarque e três na de embarque. Com os estragos causados pelas chuvas, os equipamentos do piso térreo ficaram completamente inutilizados. A SITA não apenas substituiu os ABC Gates por tecnologia de última geração baseada em biometria avançada, mas também fortaleceu a economia local ao implementar a solução em parceria com a Digicon, empresa do Rio Grande do Sul. A modernização trouxe um impacto direto no tempo de processamento dos passageiros, redução no tempo de desembarque e aumento da produtividade da Polícia Federal no aeroporto.
“A transformação digital dos aeroportos é essencial para garantir mais eficiência e segurança para passageiros e autoridades. Em Porto Alegre, não apenas modernizamos a tecnologia, mas fortalecemos uma parceria estratégica com um provedor local, reforçando o compromisso da SITA com a inovação e o desenvolvimento regional”, destaca Augusto Santos, Vice-Presidente para América Latina e Caribe da SITA.
Para a Fraport Brasil, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Salgado Filho, a modernização reforça o compromisso com a inovação e a excelência operacional. “O investimento em tecnologia de ponta é essencial para aprimorar a experiência dos passageiros e otimizar os processos aeroportuários. A implementação dos novos ABC Gates é um marco importante na modernização do controle migratório e no fortalecimento da eficiência do aeroporto”, afirma Fabrício Rasteiro, Diretor de TI da Fraport Brasil em Porto Alegre.
Com a rápida adoção da biometria, Porto Alegre se posiciona entre os aeroportos mais avançados do país no controle migratório automatizado, garantindo uma experiência mais ágil e segura para os viajantes.
Sobre a SITA
A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo e controle de fronteiras, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas, terrestres e marítimas mais integradas, seguras e sustentáveis.
Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.
Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).
Para mais informações, acesse www.sita.aero