O enredo Logun-Edé : santo menino que velho respeita, da Unidos da Tijuca, desenvolvido por Edson Pereira e pesquisado e escrito por Mateus Pranto, Osmar Igbode, Raphael Homem e Rodrigo Hilário inspirou a criação de um livro de poesia épica-lírica. O material poderá ser acessado por qualquer pessoa no dia do desfile, por meio de um QR code disponível no site e nas redes sociais da escola. A ideia é ajudar o público a entender o significado das alegorias e fantasias.
Segundo a tradição iorubá, os orixás caçadores, como Logun-Edé, pertencem a uma elite espiritual com capacidade de produzir arte, como a música e a poesia. Diante disso, os pesquisadores prepararam essa sequência narrativa épica-lírica, composta por poemas com a voz do próprio homenageado.
Elaborados pelos pesquisadores do enredo, os textos em primeira pessoa mostram a visão do próprio orixá sobre o desfile que a azul e amarela do Borel levará para a Marquês de Sapucaí. Neste documento, o público terá contato com os poemas, bem como com uma breve apresentação do enredo. As ilustrações são de Osmar Igbodê, que versificou a narrativa.
A Unidos da Tijuca abre a segunda-feira de Carnaval, com apresentação marcada para as 22h na Marquês de Sapucaí.
Imagens ilustradas: Osmar Igbodê
Geissa Evaristo
ASCOM – GRESU TIjuca