‘Ainda estou aqui’ leva prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025

Ainda Estou Aqui

O longa-metragem Ainda Estou Aqui fez história na 97ª edição do Oscar, realizada neste domingo, 2, e conquistou a primeira estatueta da história do Brasil na premiação. O filme protagonizado por Fernanda Torres venceu na categoria Melhor Filme Internacional e bateu indicados como Emilia Pérez, obra que acumulava 13 indicações –maior número deste ano–, Garota da Agulha (Dinamarca), A Semana do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

Selton Mello reage à indicações de 'Ainda Estou Aqui'
Foto: @seltonmello via Instagram / Estadão

A disputa na categoria não era inédita para o Brasil. O diretor Walter Salles, inclusive, já viveu a expectativa pela consagração com Central do Brasil, em 1999, que acabou derrotado por A Vida é Bela. Desta vez, fãs do filme se mobilizaram de forma intensa para contribuir com a campanha do longa desde o final do ano passado, quando aumentaram os rumores de que a obra tinha chance de estar entre os concorrentes.

Ao longo da história, o Brasil teve 22 nomeações com 16 filmes diferentes. Ainda Estou Aqui foi o primeiro a conseguir emplacar três indicações entre as categorias principais. Além de Melhor Filme Internacional, o longa ainda espera o resultado de Melhor Filme e de Melhor Atriz com Fernanda Torres entre as indicadas.

 

No geral, Cidade de Deus (2004), de Fernando Meirelles, é o filme brasileiro com o maior número de indicações –Melhor Edição, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia

Desde o anúncio dos indicados em 23 de janeiro, o clima de torcida de Copa do Mundo tomou conta do País. Isso contribuiu, inclusive, para impulsionar o sucesso da obra, que já levou mais de 5 milhões de espectadores às salas de cinema brasileiros, um número alcançado por poucos filmes nacionais até aqui. Com mais de R$ 159 milhões arrecadados até aqui internacionalmente, o longa já bateu os R$ 20 milhões em bilheteria em salas de cinema só nos Estados Unidos.

Ainda Estou Aqui é uma adaptação de um livro biográfico homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz Fernanda Torres como Eunice Paiva, advogada e ativista de Direitos Humanos. O drama retrata a história real da família Paiva no início da década de 1970, durante a ditadura militar brasileira, quando Eunice, mãe de cinco filhos com o engenheiro civil e deputado Rubens Paiva, tenta descobrir o paradeiro do marido, após ele ser levado de casa por militares em janeiro de 1971.

'Ainda Estou Aqui' concorre a três categorias no Oscar.
Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação / Estadão

Além de Fernanda Torres, o longa traz no elenco os atores Selton Mello, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Daniel Dantas, Dan Stulbach, entre outros. O roteiro é de Murilo Hauser e Heitor Lorega, baseado na obra de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. A produção é de Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira e Martine de Clermont-Tonnerre.

Ainda Estou Aqui foi um sucesso desde o primeiro momento. Nas redes sociais e na imprensa, fãs apaixonados geraram um movimento orgânico para impulsionar a performance do filme tanto nas bilheterias quanto nas premiações, culminando em vitórias no Globo de Ouro, no Prêmio Goya — o mais importante da Espanha –, a premiação de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, onde foi aplaudido durante 10 minutos, Até o Oscar, o longa já tinha conquistado 38 prêmios –maior número da história de uma obra brasileira.

Deixe um comentário


Fatal error: Uncaught TypeError: flock(): supplied resource is not a valid stream resource in /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/Cache_File_Generic.php:91 Stack trace: #0 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/Cache_File_Generic.php(91): flock(Resource id #1485, 3) #1 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/PgCache_ContentGrabber.php(2213): W3TC\Cache_File_Generic->set('lullyfm.com/202...', Array, 3600, '') #2 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/PgCache_ContentGrabber.php(467): W3TC\PgCache_ContentGrabber->_maybe_save_cached_result('<!doctype html>...', Array, false) #3 [internal function]: W3TC\PgCache_ContentGrabber->ob_callback('<!doctype html>...') #4 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/Util_Bus.php(39): call_user_func(Array, '<!doctype html>...') #5 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/Generic_Plugin.php(634): W3TC\Util_Bus::do_ob_callbacks(Array, '<!doctype html>...') #6 [internal function]: W3TC\Generic_Plugin->ob_callback('<!doctype html>...', 9) #7 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-includes/functions.php(5464): ob_end_flush() #8 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #9 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #10 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #11 /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-includes/load.php(1279): do_action('shutdown') #12 [internal function]: shutdown_action_hook() #13 {main} thrown in /home/storage/a/29/be/lullyfm1/public_html/wp-content/plugins/w3-total-cache/Cache_File_Generic.php on line 91