O governo do Estado do Pará revelou em agosto do ano passado que estava em negociação com o Coldplay para um show em solo paraense desde que o presidente Lula fez o convite oficial à banda, em março de 2023, durante um encontro com o vocalista Chris Martin.
A expectativa era que a banda britânica fosse oficialmente confirmada no final de setembro para evento de abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
No entanto, a oficialização do show não rolou. Inclusive, o Ministro do Turismo Celso Sabino apagou um post em que falava sobre o show da banda Coldplay no Brasil em 2025. Nas vésperas do que seria o anúncio oficial da apresentação, o titular da pasta usou seu perfil nas redes sociais para dizer que o Coldplay participaria do festival Global Citizen, em Belém. Nem os organizadores do evento, nem a banda confirmou esse compromisso.
Desta vez, o jornalista Mauro Bonna, do Diário do Pará, crava a presença dos caras por lá. “Confirmado: o supershow da banda Coldplay ocorrerá no dia 9 de novembro, véspera da abertura da COP30, no Mangueirão”, escreveu Bonna em sua coluna deste sábado (04) no jornal.
Se realmente for confirmado o show do Coldplay em Belém, será a primeira vez que um evento musical fará parte da abertura da COP, encontro que ocorre desde o primeiro acordo climático da ONU em 1992, no Rio de Janeiro, e tem sido realizado anualmente, exceto em 2020 devido à pandemia de Covid-19.
A série de shows “Music of the Spheres” do Coldplay se tornou recentemente a turnê de rock de maior bilheteria de todos os tempos, além de ganhar o título de turnê mais sustentável já realizada até hoje. A banda retorna aos palcos no dia 9 de janeiro em Abu Dhabi e tem uma série de mais 48 apresentações até o dia 8 de setembro, todas com ingressos esgotados.