Foto: Gustavo Garello/Getty Images
O Vélez Sarsfield venceu o Huracán por 2 a 0, neste domingo, e conquistou a 11ª taça do Campeonato Argentino. O time de Gustavo Quinteros tinha vantagem por estar na liderança e dependia apenas de si para se tornar campeão na última rodada. O triunfo também colocou o Veléz na Libertadores 2025 e definiu que Talleres, River Plate e Boca Juniors ficam com as outras três vagas para a competição continental.
Veja os gols:
O Veléz foi para o jogo contra o Huracán em primeiro lugar, empatado em 48 pontos com o Talleres, mas com 11 gols de vantagem no saldo (primeiro critério de desempate). O adversário deste domingo vinha logo atrás, com 46. Assim, os donos da casa precisavam apenas vencer para levantar o troféu e assim fizeram logo no primeiro tempo.
No Estádio José Amalfitani, Pizzini tocou para Aquino receber na cara do gol e finalizar aos 30 minutos. O goleiro fez uma bela defesa à queima roupa, mas no rebote o meia balançou as redes. A jogada do segundo tento também começou no camisa 20. Ele recebeu de uma batida de falta e passou para Gómez chutar dentro da área. Galíndez fez a defesa, e Damián Fernández aproveitou outro rebote para ampliar.
Para a alegria da torcida do Vélez, o Talleres ainda foi derrotado pelo Newell’s Old Boys, por 3 a 1.
O papel decisivo da última rodada na Taça Conmebol Libertadores se dava pela posição na tabela anual, que soma os desempenhos do Argentino com o da Copa da Liga. Vélez Sarsfield e Racing conquistaram suas vagas com os troféus deste domingo e da Sul-Americana, respectivamente.
Assim, os outros três melhores desempenhos nessa tabela geral se classificariam para a Libertadores, ou seja, Talleres, River Plate e Boca Juniors (os dois primeiros vão para a fase de grupos e o último vai para as disputas prévias). Estudiantes, campeão da Copa da Liga, e Central Córdoba, campeão da Copa Argentina, já tinham vagas garantidas.
Com o 11º troféu, o Vélez conquista o prêmio de 500 mil dólares, cerca de R$ 3 milhões, e se mantém em sexto lugar no ranking de maiores ganhadores do Campeonato Argentino. O líder da lista é o River Plate, que tem 38 taças, seguido pelo Boca Juniors, com 35.
Fonte ge