Preta Gil
A luta contra a doença mais desgraçada do planeta, o qual mexe com uma série de nuances emocionais, de vida, de luta e de enriquecimento quase que trilionário de um sistema de saúde que mata sem piedade no mundo, nós da Lully FM, até pela vivência do nosso diretor, Maurício da Fontoura, desejamos todas, mas todas as nossas boas energias a Preta Gil. A cantora, filha de Gilberto Gil, fará hoje, uma cirurgia que poderá durar até 18 horas. Nesta etapa, os médicos terão de remover os tumores malignos que atenuam a vida da cantora já há algum tempo.
A cirurgia
Preta fará o procedimento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a equipe da artista, o procedimento começou no início desta manhã e pode durar cerca de 18 horas. “Não sabemos o tempo exato que durará a cirurgia. A previsão é de 18 horas, podendo ser mais ou menos [horas]”, informaram. Na noite dessa quarta-feira (17), a filha de Gilberto Gil, de 82, já havia contado na rede social que o procedimento seria “muito grande”.
“Aqui estou eu, mais uma vez diante de uma cirurgia muito grande, mas minha fé, minha vontade de viver é maior que tudo! O sentimento agora é de gratidão e muito amor no coração. Gratidão por poder me tratar, por estar cercada de médicos muito competentes, um amor que transborda vindo da minha família dos meus amigos e de vocês! Amanhã a cirurgia começa muito cedo, e pedi à minha equipe que informem vocês! Rezem por mim! Meu filhote está aqui comigo, cuidando da mãezinha dele, te amo, Francisco”, escreveu Preta na legenda da imagem em que aparece na cama do hospital ao lado do filho, Francisco Gil, de 29.
A cirurgia estava marcada para domingo (15), mas foi adiada. Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, Preta explicou que, por recomendação médica, pode também começar um tratamento no exterior. “Sei que muitos de vocês estão se perguntando por que estou em Nova York. Eu vim ter uma consulta com uma médica oncologista especialista no tipo de tumores que eu tenho. Foi a pedido dos meus médicos no Brasil, para que a gente ouvisse uma segunda opinião”, contou.
Preta explicou que a cirurgia para a retirada dos tumores já estava agendada há algum tempo e que, em seguida, existe uma “possibilidade real” de que ela faça uma nova quimioterapia. “A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também. Então a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes que ainda não foram publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil. Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia”, afirmou.
A cantora finalizou o vídeo pedindo “boas vibrações” e explicando que achava importante compartilhar como está. “Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora”, disse.
Diagnóstico da doença
Preta foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2023. Na autobiografia Preta Gil: os primeiros 50, a artista contou como descobriu o tumor maligno no reto e como foi o início do tratamento. “Comecei a quimioterapia em janeiro. No quinto ciclo, em abril, tive uma sepse, fui parar na UTI e quase morri”, conta ela na publicação.
A sepse é uma doença grave que ocorre quando o organismo tem uma resposta inflamatória desregulada a uma infecção. Essa reação exagerada do sistema imunológico prejudica o paciente e pode comprometer a circulação sanguínea, podendo levar à falência de órgãos e à morte se não for tratada rapidamente.
Choque séptico
Em um vídeo publicado em abril de 2023 no Instagram, Preta contou que o choque séptico aconteceu no dia 23 de março, um dia depois de ela se sentir mal e ir ao hospital no Rio. Na ocasião, ela disse que a causa da sepse não foi confirmada, mas os médicos acreditam que uma bactéria pode ter entrado no seu organismo por meio de um cateter.
“Ainda estou fazendo uma reabilitação. Eu tive algumas sequelas por conta dessa sepse, uma delas é no pulmão. Mas o pulmão está sendo tratado, estou tomando antibiótico, estou sendo assistida. Eu estou aqui para dizer para vocês que eu estou bem, que eu vou me recuperar. Tenho agora umas três semanas de reabilitação para poder voltar ao meu tratamento oncológico”, explicou Preta GIl.
Quimioterapia, radioterapia e cirurgia
Após a sepse, Preta foi se tratar em São Paulo, onde fez quimioterapia oral, sessões de radioterapia e uma cirurgia, em agosto de 2023. Depois da operação, usou, por três meses, uma bolsa de ileostomia, por onde saíam as fezes. No fim de novembro, foi operada de novo, desta vez para a retirada da bolsa e reconstrução do trato intestinal.
“Essa segunda cirurgia foi mais complicada para mim. Tive que reaprender a evacuar com fisioterapia pélvica para fortalecer meu esfíncter”, contou Preta no seu livro, explicando, ainda, que precisou usar fraldas por precaução, durante algumas semanas.
Fim do tratamento e cura
Em dezembro de 2023, Preta anunciou o fim do tratamento após a cirurgia para reconstruir parte do trato intestinal. Na ocasião, a cantora postou um vídeo na rede social para agradecer aos fãs, amigos e médicos que a acompanharam durante o tratamento.
Na ocasião, a cantora destacou que a cirurgia para a retirada da bolsa de ileostomia havia sido a última etapa do tratamento. A partir de então, ela seguiria em processo de reabilitação. Apesar da remissão do câncer, Preta explicou que ficaria sob observação pelos próximos cinco anos.
Metástase
Em agosto de 2024, Preta publicou um vídeo no Instagram contando que “o câncer voltou”. Ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou”, revelou.
A cantora explicou que a doença tinha voltado “em quatro lugares” quando fez exames de rotina dias antes. “Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, destacou.
Ela ainda anunciou que voltaria a fazer procedimentos de tratamento contra o câncer. Preta finalizou o vídeo dizendo que tentaria continuar trabalhando no período da quimioterapia. “Eu quero ter uma vida perto de uma normalidade”, justificou.
Fonte Revista Quem