O Barco de Yemanjá reúne sambistas e celebridades na Urca nesta segunda-feira

A Praia Vermelha, na Urca, será palco de um dos mais belos encontros entre espiritualidade e cultura popular: o ritual do Barco de Yemanjá, realizado há mais de 20 anos pelo renomado sacerdote Papaizinho Anderson de Oxoguian. Além de Babalorixá, Papaizinho Anderson também é diretor de carnaval da Unidos do Cabuçu, trazendo sua experiência e paixão tanto para o mundo espiritual quanto para o samba.

Barco de Yemanjá

O evento, que acontece na próxima segunda-feira, dia 30 de dezembro, às 21h, celebra a renovação de energias, a limpeza espiritual e a conexão entre o profano e o sagrado. Unindo tradição e ancestralidade africana, o ritual também presta homenagem à força e à resistência da negritude, representadas na simbologia do samba e das religiões de matriz africana. “Minha missão é conectar o profano ao sagrado, promovendo trabalhos espirituais, limpezas e consagrações, com fundamentos na força dos orixás. Minha casa é o ‘roncó do samba’, onde o sagrado e o samba se encontram, reforçando nossa fé e resistência cultural”, explica o sacerdote.

O Barco de Yemanjá Costuma reunir sambistas, artistas e personalidades de destaque, como Cissa Guimarães, Beth Faria, Selminha Sorriso, Neguinho da Beija-Flor, Sasha Bale, Gabi Moura, entre outros. As escolas de samba também marcam presença, com pavilhões e representantes que se unem para compartilhar a energia e agradecer por mais um ano de trabalho e dedicação ao carnaval.

Além do impacto espiritual e cultural, o evento destaca a importância da preservação ambiental. Somente flores, bebidas e perfumes líquidos, além de alimentos fora das embalagens, serão permitidos. “Respeitamos a natureza e seguimos fortalecendo nossa conexão com Yemanjá e os orixás com responsabilidade e consciência”, reforça Papaizinho Anderson.

Sobre o organizador
Papaizinho Anderson de Oxoguian é Babalorixá e sacerdote de Religião de matriz africana há mais de 30 anos. Bacharel em Direito, músico, radialista e pesquisador, ele é reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na preservação da cultura afro-brasileira. Já recebeu a medalha Pedro Ernesto das mãos do Vereador Pablo Mello, por suas contribuições culturais e realiza atendimentos espirituais a personalidades como Claudia Raia, Zezé Polessa, Priscilla Mota e Rodrigo Negri (Casal Segredo – Coreógrafos da Comissão de Frente da Viradouro) e outros grandes nomes do samba e da arte.

Serviço:
Local: Praia Vermelha, RJ
Data: 30 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 21h
Entrada franca

⚠️ Respeito ao meio ambiente:
Não permitimos produtos que comprometam a natureza.
Bebidas e perfumes: somente líquidos.
Alimentos: apenas fora das embalagens.
Flores são bem-vindas!

Participe deste momento de fé, tradição e cultura e comece o ano com energia renovada! Axé!

Deixe um comentário