Cristo Redentor
Nessa sexta-feira, 6 de dezembro de 2024, será realizado o evento “Câncer de Colo do Útero: o Brasil pode ficar sem”, uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. O objetivo é reforçar o compromisso firmado em 2023 para um pacto conjunto pela eliminação desse tipo de câncer no país até 2030, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A campanha “Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem” foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2021, para levar informação a respeito dos tipos de cânceres causados pelo vírus e, principalmente, estimular a vacinação em crianças e adolescentes contra o HPV. A imunização é a chave para diminuir, em longo prazo, os números de casos de doenças causadas pela infecção viral, como, por exemplo, o câncer de colo do útero. “O câncer de colo do útero é uma doença prevenível e sua eliminação é um compromisso que precisamos assumir juntos, como sociedade. As ações realizadas este ano representam um marco para alinhar diretrizes e unir esforços para transformar a vida de milhares de mulheres no Brasil”, afirma Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida e idealizadora da campanha.
A programação será realizada em dois momentos distintos. Durante o dia 5 de dezembro, das 9h às 18h, está sendo realizado o evento “II Simpósio Eliminação do Câncer de Colo do Útero no Brasil”, no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), onde especialistas, gestores públicos, representantes das três esferas governamentais, da comunidade científica e organizações da sociedade civil estarão reunidos para debater as principais estratégias e definir as diretrizes. Já no dia 6, das 9h às 16h, também no Hotel Hilton Copacabana, ocorrerá o evento “Câncer de Colo do Útero: o Brasil pode ficar sem”, que reúne autoridades e gestores que irão debater e compor o Termo de Compromisso a ser firmado entre as entidades e os participantes presentes. E na noite do dia 6, das 19h30 às 21h30, no Santuário Cristo Redentor, será realizada a Cerimônia de Iluminação do monumento ao Cristo Redentor em roxo, simbolizando a luta pela ampliação da cobertura vacinal contra o vírus do HPV no público adolescente e a união de esforços em prol da eliminação do câncer de colo do útero no Brasil, visando uma geração sem esse tipo de câncer.
Câncer de útero no Brasil.
Segundo a OMS, são esperados 17.010 para o triênio 2023 a 2025 no Brasil, e a meta estipulada até 2030 é ter 90% de cobertura da vacinação contra o HPV em meninas de até 15 anos; 70% do rastreamento de mulheres com teste de alta performance aos 35 anos e novamente aos 45, com a possibilidade de autocoleta; 90% das mulheres identificadas com câncer de colo do útero com tratamento adequado para erradicar a doença ou minimizar seus impactos a médio prazo.
Estimativas mundiais indicam que investir na eliminação de doenças fortalece o bem-estar e gera impacto econômico expressivo, com uma taxa de retorno anualizada de 30% para cada dólar investido e um retorno de US$ 26,35 por dólar aplicado em vacinação. Entre 2021 e 2030, os benefícios econômicos globais na eliminação das doenças são estimados em US$ 16,6 bilhões.
SERVIÇO:
Evento “II Simpósio Eliminação do Câncer de Colo do Útero no Brasil
Data: 5 de dezembro de 2024 (quinta-feira)
Hora: Das 9h às 18h
Local: Hotel Hilton Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Evento Câncer de Colo do Útero: o Brasil pode ficar sem
Data: 6 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
Hora: Das 9h às 16h
Local: Hotel Hilton Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Cerimônia de Iluminação do monumento ao Cristo Redentor em roxo
Data: 6 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
Hora: Das 19h30 às 21h30
Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor – Rio de Janeiro/RJ
*Realização: Instituto Lado a Lado pela Vida, Ministério da Saúde, INCA e OPAS