Etapa brasileira de surfe supera NFL e é eleita como o melhor evento esportivo do Brasil

Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina


O Vivo Rio Pro 2024 apresentado por Corona e organizado pela World Surf League (WSL) foi eleito o melhor evento esportivo do Brasil na 9ª edição do Prêmio Sou do Esporte/Foco Radical. O anúncio aconteceu na última terça-feira (10/12), no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro. A conquista desbancou outros prestigiados eventos como o Rio Open (tênis) e a NFL – Semana do Game (futebol americano).

A escolha para definir o campeão levou em consideração critérios como o alcance de mídia, atendimento ao cliente, experiência do público e a ativação de patrocinadores. Um dos mais prestigiados do país, o prêmio contou com uma comissão formada por representantes da Sou do Esporte, BandSports, Máquina do Esporte, Lance! e outros parceiros. Ao todo, mais de 20 premiações foram entregues para reconhecer pessoas, atletas e entidades que buscam melhorar o setor esportivo.

Em 2024, o Vivo Rio Pro, etapa do Championship Tour (CT) da WSL, aconteceu mais uma vez em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro, no mês de junho, e foi um sucesso de público e atração para os fãs.

“Falo em nome de muita gente aqui, mais de 500 pessoas que são responsáveis por fazer esse evento acontecer. A etapa já é uma referência na nossa indústria, mas competir com a NFL e o Rio Open e ganhar é um sinal de que estamos fazendo a coisa certa em vários aspectos, especialmente trabalhando para que o nosso esporte cresça não só como modalidade, mas gerando impacto econômico e transformando a vida das pessoas”, iniciou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, em seu discurso após receber o troféu em mãos.

“O Vivo Rio Pro é o maior evento esportivo do Estado do Rio de Janeiro fora da capital. Tem uma movimentação e um impacto gigante, uma preocupação com a sustentabilidade bastante grande. Vocês todos sabem o que o surfe brasileiro faz dentro da água e, do lado de fora, queríamos fazer algo tão espetacular quanto os nossos atletas fazem”, completou.

Com a maior área de ativação de todo o circuito mundial, a etapa do Championship Tour da WSL em Saquarema (RJ) é considerada por muitos como a mais marcante da temporada. Inclusive, já foi eleita pela Revista GQ como um dos melhores eventos esportivos do mundo para assistir ao vivo. Além disso, foi comparada a eventos de renome global em termos de organização, como o GP de Fórmula 1 de Mônaco e o torneio de tênis de Wimbledon.

Segundo relatório de impacto econômico realizado pela EY, a etapa movimentou neste ano R$ 159 milhões em Saquarema, um aumento de 64% em relação à edição anterior. Além disso, o público chegou a cerca de 350 mil pessoas presentes.

Grande parte desse sucesso se deve a forma como a WSL reinventou a etapa. Ao apostar na estrutura do circuito para manter o público entretido e engajado, a WSL adotou o “Day En” de entretenimento, proporcionando uma série de ativações oferecidas pelas marcas parceiras e oportunidades de interação com surfistas, mesmo nos dias em que as condições do mar não estão propícias para a realização das baterias.

Saquarema contou com uma Vila dos Patrocinadores, destinada aos fãs, que ofereceu diferentes atrações diárias para o público. Marcas como Vivo, Banco do Brasil, Corona, Mãe Terra, Kaiak e Shiseido, além da Prefeitura de Saquarema e da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes. Além disso, assim como em 2023, a Praia de Itaúna recebeu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, com 50 mil espectadores nas areias acompanhando o espetáculo em tempo real.

Neste ano, o Vivo Rio Pro ainda teve como novidade a realização de uma festa de abertura com um show de drones, além de contar com shows nacionais e uma homenagem aos surfistas que prestaram ajuda aos locais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Esta não foi a primeira premiação da etapa. No ano passado, o Vivo Rio Pro conquistou o prêmio “Marketing Best”, na categoria “Inovação”, concedido pela Editora Referência e pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

Também foi finalista no “El Ojo de Iberoamérica”, principal premiação da publicidade na América Latina, na categoria “Produtos e Serviços”, destacando-se entre os três melhores em inovação em ativações voltadas ao público em eventos.

Este ano, mais uma vez, esteve na AMPRO Awards e ficou, a exemplo de 2023, na segunda posição em uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do Brasil, que reconhece e premia agências, cases e clientes de campanhas de comunicação com foco no setor.  Com o case ‘Ondas passam, legados ficam’, a entidade foi premiada na categoria melhor evento presencial, virtual ou híbrido.

Sobre a World Surf League:

A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Deixe um comentário