ONG leva ao G20 a voz das crianças em situação de vulnerabilidade global

G20 no Rio


No encontro do G20 que começa hoje (quinta-feira, 14) no Rio de Janeiro, a ONG Visão Mundial, uma das maiores organizações globais de ajuda humanitária, apresenta seu apelo contra a fome e a pobreza infantil. Com quase 50 anos de atuação no Brasil e presença em mais de 100 países, a ONG se junta ao C20, o fórum de engajamento das organizações civis, para expor as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes em situação de insegurança alimentar e social em diversas partes do mundo. Com foco nas principais pautas do evento, desde julho a organização reuniu um grupo de 25 adolescentes para debater temas relacionados ao G20, dos quais dois estão presentes na cidade.

A delegação da Visão Mundial inclui representantes como Chris Derksen, Andrea Galante e Fiona Uellendahl. Entre os participantes está Renan, um jovem de 21 anos apadrinhado pela ONG desde os quatro anos. Atualmente, Renan lidera a organização Confluência das Favelas e participou da COP28, compartilhando como a Visão Mundial impactou sua trajetória e propósito de vida. “A Visão Mundial mudou minha vida. Desde a infância, os projetos da ONG me deram oportunidades que transformaram minha realidade e me motivaram a ajudar outros adolescentes em situação semelhante”, afirma.

Como parte da campanha “Enough” (em português, “Já Chega”) e membros fundadores da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a Visão Mundial visa mobilizar US$ 3,4 bilhões para ações diretas de combate à fome, um investimento que marca um importante avanço na contribuição da organização da Aliança Global, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome. “Lutamos com todas as nossas forças para cumprir nosso objetivo de acabar com a fome no mundo. Milhares de crianças e adolescentes estão enfrentando a insegurança alimentar diariamente. É necessário agir agora”, reforça Thiago Crucciti, Diretor Nacional da ONG.

“A presença da Visão Mundial no G20 é um marco na luta pela justiça social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Queremos que os líderes globais entendam que a fome não pode esperar, e que o futuro dessas crianças depende das decisões tomadas aqui. A campanha Enough é um grito de basta para que a desigualdade seja tratada como prioridade nas agendas globais”, afirma Pedro Aquino, Coordenador de Comunicação da Visão Mundial, que está presente no evento.

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/.

Carol Montuori

Deixe um comentário