Nintendo
Embora tenha feito aquisições pontuais nos últimos anos, a Nintendo não acredita que elas vão ser a base de sua expansão futura. Em um comunicado enviado a acionistas nesta quarta-feira (6), a companhia afirmou que não é avessa a compras ou fusões futuras, mas acredita que sua prioridade deve ser no crescimento orgânico de suas atividades.
Segundo a liderança da companhia, a postura é tomada para que “novos membros sejam capazes de aprender e entender totalmente” sua cultura criativa. A última compra notável da fabricante japonesa aconteceu em maio deste ano, quando ela adquiriu a Shiver Entertainment — estúdio responsável por trazer Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy ao Switch.
Antes disso, ela só tinha feito uma aquisição em 2022, quando adicionou a Dynamo Pictures a seu portfólio, para depois mudar seu nome para Nintendo Pictures. No mesmo ano, o presidente Shuntaro Furukawa esclareceu que a companhia é cuidadosa em suas estratégias, já que não considera positivo ter muitos funcionários que não possuam “o DNA” da Nintendo.
Nintendo tem estratégia cuidadosa
Para Furukawa, a Nintendo só deve se interessar pela aquisição de outras companhias caso elas apresentem oportunidades que vão permiti-la se atualizar com tecnologias modernas. Ao mesmo tempo, ele deixou claro que, se uma parceira não entender a maneira como a empresa lida com projetos criativos, uma combinação tende a não dar certo.
“Por outro lado, para companhias que possuam uma filosofia de desenvolvimento semelhante, podemos formar várias parcerias com ela, não limitadas a fusões e aquisições”, observou o executivo. Embora a desenvolvedora costume focar seus trabalhos em estúdios internos, ela também tem parceiros externos um tanto fixos — caso da MercurySteam, que cuidou de alguns capítulos da série Metroid.
Em alguns casos, como o da Next Level Games, a parceria pode acabar durando anos antes que qualquer tipo de aquisição seja realizada. Situado no Canadá, o estúdio trabalha em parceria com a Nintendo desde 2003 em jogos como Super Mario Strikers e Punch-Out!, mas só se tornou uma parte dela em 2021 após o grande sucesso obtido por Luigi’s Mansion 3.
Fonte: Eurogamer