Cultura na rua: grafite e arte urbana
No dia 25 de novembro, às 13h, o município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, recebe um verdadeiro espetáculo visual com a realização do festival do projeto “Cultura na rua: grafite e arte urbana”, com patrocínio da MRS Logística, na Escola Municipal Maria Helena de A. Ferrazani.
Nesta edição, serão abordadas temáticas referentes ao empoderamento jovem, valorização artística, embelezamento da cidade e o empreendedorismo artístico. Para despertar maior interesse do público, serão proporcionados festivais de arte urbana destinados, não apenas aos jovens participantes, mas também aos educadores e à comunidade em geral. O evento conta com DJ, pintura ao vivo e pintura em muro externo, resultando na criação de duas obras de arte urbanas como legado de cada festival realizado.
A curadoria e coordenação do projeto será realizada pela Parede Viva, uma produtora artística com mais de dez anos de experiência no mundo das artes. Atuando com a pintura de grandes murais, empenas, oficinas de grafite, pintura, reciclagem, ações socioculturais, live paintings, curadoria artística, exposições, ativações de marcas, pinturas artísticas comerciais e diversos outros projetos de arte e ativismo, busca por meio de suas ações, a promoção do bem-estar coletivo e conscientização política.
Através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cultura na rua: grafite e arte urbana” tem a produção da Faço Arth Produções LTDA, apoio da Komedi Projetos e Vida Flats, com patrocínio da MRS, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Patrocinar o projeto ‘Cultura na rua: grafite e arte urbana’ em Mangaratiba é uma grande satisfação para a MRS Logística. Acreditamos que iniciativas como esta são essenciais para fomentar a criatividade e o engajamento dos jovens com a arte, além de contribuir para o embelezamento e valorização das cidades. Estamos orgulhosos de apoiar eventos que transformam o espaço urbano em uma plataforma de expressão e aprendizado para a comunidade!” afirma Gustavo H. da Rocha, Gerência de Políticas Sociais na MRS.
Sobre a MRS: A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.
Serviço:
Cultura na rua: grafite e arte urbana em Mangaratiba/RJ
Festival:
25 de novembro – 13h
Escola Municipal Maria Helena de A. Ferrazani
R. Ângelo Ferro, 14 – Ibicuí, Mangaratiba – RJ